Usar o limite da conta é muito caro?

04/03/2023

Utilizar o limite da conta é uma alternativa que muitas pessoas recorrem quando não há dinheiro para cobrir aqueles últimos gastos do mês. O cheque especial, como é conhecido popularmente, destaca-se pela sua praticidade e facilidade no seu uso. Não é preciso solicitar esse dinheiro nem passar por nenhum tipo de aprovação, ele já está disponibilizado pelo banco e pode ser usado pelo cliente sempre que julgar necessário.

O limite da conta, por ser um crédito pré-aprovado pelo banco, costuma ser uma saída para questões mais urgentes, que precisam de um dinheiro imediato que a pessoa não possui. No entanto, é preciso analisar essa opção pelo viés dos custos que ela pode proporcionar. Por isso, a discussão sobre os custos do uso do cheque especial é fundamental para evitar problemas ainda maiores no futuro.

Como funciona o cheque especial?

O limite da conta, ou cheque especial, é uma linha de crédito pré-aprovada oferecida pelos bancos. Como regra, o recurso é automaticamente utilizado pelo cliente. Se o saldo na conta bancária não for suficiente para cobrir a dívida, os valores para as próximas compras são deduzidos diretamente do limite do cheque especial.
Apesar das altas taxas de juros, esta opção é escolhida por muitos consumidores por razões específicas. A simplicidade do crédito é um grande incentivo em um momento em que as pessoas estão procurando praticidade. Como o valor do limite já foi pré-aprovado, o cliente não precisa ir até o banco para obtê-lo.

Quando utilizar esse crédito?

A grande recomendação dos especialistas em finanças é recorrer ao cheque especial em momentos de emergência ou necessidades que não podem ser ignoradas. Esse cenário, aliado ao fato de que a pessoa não possui dinheiro para cobrir os gastos emergenciais, pode ser a ocasião perfeita para fazer o uso do limite da conta.

Vale destacar que esses tipos de situações são algo um tanto comum na vida das pessoas, todo mundo está sujeito aos imprevistos. Um familiar doente, por exemplo, irá exigir custos com medicamentos, sendo algo que não pode ser ignorado. O carro quebrado também é outra situação que pode exigir usar o limite da conta.

Por que as taxas de juros são tão altas?

Para oferecer qualquer forma de crédito, as instituições financeiras avaliam questões como os custos associados ao negócio, custos fiscais e também o que é conhecido como “risco de crédito”.
Isto significa que quanto maior a probabilidade de que o cliente não cumpra suas obrigações financeiras nos termos do contrato, maiores serão as taxas de juros. Isto não é diferente com facilidades do limite do cheque especial. As taxas de juros para este tipo de empréstimo são altas porque não oferecem garantias ao credor.
O mesmo acontece quando os consumidores recorrem a opções como o cartão de crédito rotativo, que também é fácil de contratar e tem taxas de juros super altas – cerca de 283% ao ano.

Cuidados

Em decorrência da natureza da operação, os juros cobrados pelas instituições bancárias em relação ao limite da conta costumam ser altos. Sendo assim, é preciso ficar atento aos custos de quitação do uso desse serviço para evitar que essa solução se torne um problema maior no futuro.

É essencial não fazer do cheque especial uma espécie de parte da renda mensal. Ou seja, é extremamente recomendado não fazer do cheque especial algo constante para cobrir as despesas mensais. Ele deve ser a última opção, de preferência em situações de emergência.

Cartão BulllaEne

Caso tenha algum imprevisto, com o cartão BulllaEne você pode antecipar até 30% do seu salário sem juros e direto pelo app, com desconto direto em folha de pagamento. Conte também com o limite de crédito parcelado, sem análise, para resolver qualquer situação.

O cartão BulllaEne oferece ene benefícios para ajudá-lo a chegar até o final do mês sem ter que recorrer ao uso do cheque especial.

Clique aqui e confira.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.