Somou as contas e faltou dinheiro? Veja o que fazer

24/02/2021

Planejamento não é um clichê e, sim, uma necessidade para quem está em dificuldades financeiras.

Você planejou, tentou controlar os gastos, anotou os débitos, mas chegou o final do mês, os boletos começaram a chegar e a conta não fecha? Isso é um indício de que o orçamento financeiro está descontrolado. Esse é um problema bastante comum entre os brasileiros e que deve ser evitado ao máximo, pois acumular dívidas e descontrolar todo o orçamento é uma bola de neve que não para de crescer!

Todos nós estamos sujeitos a esse tipo de situação, que nem sempre é nossa culpa. Às vezes, algum tipo de emergência acontece e, para cobrir os gastos, é preciso fazer algum esforço que vai impactar o orçamento. Mas além da emergência e de situações especiais, outro problema também pode descontrolar o seu orçamento: o consumo desenfreado. Quem nunca foi passear no shopping e voltou cheio de sacolas sem saber ao certo o motivo de ter comprado tudo aquilo? Esse é um problema real pelo qual milhões de brasileiros têm que passar todos os dias, sair comprando tudo o que está pela frente, mesmo que aquilo não tenha um valor importante para o seu bem-estar.

De uma hora para outra o salário não consegue cobrir as contas que devem ser pagas, o estresse começa a fazer parte do seu dia a dia, problemas com ansiedade surgem e fica difícil dormir tranquilo. Essa é uma cadeia de eventos muito comum na vida de quem está com o orçamento descontrolado. Ninguém gostaria de viver assim, concorda? Os problemas financeiros começam a ter impactos na vida pessoal e sua saúde mental começa a ficar debilitada. E aí, o que fazer?

Contas em dia

Não somos uma máquina que consegue lembrar de tudo, todos os boletos e as respectivas datas de vencimento. Por isso, é muito indicado que você anote tudo que puder. Separe as contas por categoria e data de vencimento. Colocando tudo na ponta do lápis fica mais fácil prever quanto você precisará desembolsar para quitar as dívidas. Com esse controle a pessoa pode exercer melhor a administração do seu dinheiro, sabendo exatamente quais são os limites financeiros do seu orçamento.

Sempre separe o orçamento em duas categorias importantes: gastos essenciais e obrigatórios e gastos não essenciais. Nessa fase de recuperação do controle financeiro é importante economizar o máximo possível. Por isso, nada de comprar itens que não contribuem para o seu bem-estar e apenas engordam a sua lista de consumismo.

Uma dica fundamental é reconhecer o seu descontrole financeiro. Como já dizia o velho ditado “o pior cego é aquele que não quer enxergar”. Ou seja, se você não consegue admitir para si próprio que está com problemas financeiros, então fica muito difícil sair dessa situação.

Planejamento não é um clichê e, sim, uma necessidade para quem está em dificuldades financeiras. Monte uma estratégia para sair do fundo do poço, não importa se serão ideias simples ou pequenas metas. O importante é que você seja capaz de definir um roteiro com cenário inicial, aquele em que você está endividado, bem como um cenário final onde você se livrou das dívidas.

Nenhuma das dicas que foram dadas até agora terão efeito positivo se você não mudar o seu comportamento, não é mesmo? Logo, é preciso estar adequado ao novo estágio da sua vida, aquele no qual se livrar das dívidas e retomar o controle do orçamento é o objetivo número um.

Isso inclui novos padrões de consumo. Comprar na primeira loja sem fazer uma pesquisa antes? Esqueça! Gastos não essenciais iguais ou superando os gastos obrigatórios e importantes para o seu bem-estar? Nem pensar! O seu autocontrole será fundamental e o pilar para melhorar seu nível de educação financeira.

Empréstimo entre pessoas físicas

Você precisa de um empréstimo para cobrir uma dívida com taxa de juros muito alta? No Bullla você encontra empréstimo online entre pessoas físicas com taxas de juros mais justas. Além disso, o Bullla é 100% online, não possui burocracias. Pela plataforma é possível negociar diretamente com a pessoa que está emprestando o dinheiro e ainda é recompensado com uma nota de crédito alta se pagar em dia.

Para mais informações é só clicar aqui.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.