Quando é a hora de mexer na reserva de emergência?

16/06/2021

A reserva de emergência é um dinheiro fundamental para quem está em busca de uma vida financeira mais tranquila. Não somos capazes de saber quando um imprevisto vai acontecer nem quando será preciso gastar mais do que o normal, não é mesmo? É justamente para isso que serve a reserva de emergência, para cobrir um gasto que não estava nos planos.

Com essa graninha guardada seu orçamento não fica comprometido e não é preciso fazer uma dívida.

Mas você sabia que a reserva de emergência pode ser é essencial para quem vai começar a investir no mercado? Pois é! A reserva financeira é uma forma muito inteligente de guardar dinheiro para ocasiões especiais que podem acontecer a qualquer momento. Além disso, se você está pensando em começar a investir, é preciso estar prevenido para todos os cenários – desde aquele onde seus investimentos trazem os retornos esperados até a perda de dinheiro.

A principal importância em guardar esse dinheiro é ter um recurso extra que poderá ser utilizado em casos extremos.

Você concorda que não temos como controlar tudo ou prever o futuro?

Um exemplo simples é a pandemia, quem poderia imaginar que dentro de meses o vírus estaria espalhado por todo o mundo e todos nós teríamos que ficar em casa para evitar a disseminação? Com isso, muitas pessoas perderam parte da sua renda, o próprio emprego e até bens e imóveis durante a pandemia. Mas quem tinha uma reserva de emergência conseguiu e ainda consegue enfrentar a pandemia com mais facilidade.

Agora que já sabemos qual é a importância da reserva de emergência, está na hora de saber quando esse dinheiro pode ser usado. Veja algumas dicas:

Fazer investimentos

Se você já ultrapassou a meta de reserva de emergência que gostaria de poupar, então chegou a hora de investir parte do dinheiro. Isso mesmo, com o investimento é possível obter bons rendimentos e aumentar ainda mais a sua reserva.

Atenção: é preciso escolher bem os investimentos para garantir que você não vai perder o dinheiro.

Gastos com saúde

Esse é um dos problemas que não temos controle, não há como adivinhar… E é um gasto essencial, concorda? Você não pode deixar a saúde de lado por causa de questões financeiras. Sem saúde o dinheiro será inútil.

E esse tipo de gasto pode ser ainda maior se a pessoa não possui convênio ou parte das despesas não fazem parte do convênio. Neste caso, não meça esforços.

A reserva de emergência deve ser acionada assim que necessário quando o assunto é saúde.

Obras na casa

O telhado está com muitas infiltrações? Algumas paredes estão com mofo? É preciso construir uma garagem para abrigar o carro recém comprado? A encanação da residência está comprometida? Essas são situações emergenciais que não podem ser deixadas de lado.

A sua casa é o lugar onde você precisa ter sossego e não problemas, certo? Por isso, neste caso, a reserva de emergência pode e deve ser utilizada para cobrir esses gastos.

Eletrodomésticos no final da vida útil

Sabe aquela geladeira antiga, que já não fica fechada corretamente e acaba aumentando a conta de luz? Então, esse é um bom momento para fazer um saque na reserva de emergência.

Trocar eletrodomésticos que estão trazendo mais problemas do que soluções é quase que uma obrigação para quem tem um dinheirinho guardado.

Viagens emergenciais

É isso mesmo, viagens emergenciais. Por exemplo, visitar um parente que está muito doente ou fazer uma viagem de última hora envolvendo negócios ou seu trabalho. Nesses casos é recomendável recorrer ao dinheiro que você poupou para pagar o valor.

Bullla

O Bullla oferece empréstimo entre pessoas físicas com as melhores taxas do mercado e sem burocracia. E quem paga em dia, é recompensado com empréstimos futuros com taxas ainda menores. Faça parte da comunidade do Bullla!

A plataforma já possui mais de 100 mil membros cadastrados e você pode ser o próximo! É só acessar aqui.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.