Início do ano muitas vezes é sinônimo de desespero para muita gente: material escolar (para quem tem filhos), fatura das viagens e presentes do Natal, reajuste de outras contas e os famosos impostos: IPTU e IPVA.
Haja gasto!
Mas quem possui um bom planejamento financeiro e orçamento disponível pode quitar o IPVA ou IPTU à vista e conseguir uma boa economia para o restante do ano. Afinal, os descontos oferecidos para o pagamento à vista podem dar aquele alívio.
Importância do planejamento financeiro e pagamento dos impostos em dia
Quem se planeja financeiramente tem muitos benefícios. Um deles, como mencionado, é o pagamento à vista do IPVA e do IPTU. O desconto oferecido é bastante vantajoso, dá um alívio para o orçamento do resto do ano e ajuda a poupar dinheiro para a reserva de emergência ou aplicação em investimentos.
O primeiro passo para o planejamento financeiro é identificar todos os impostos e demais contas previstas ao longo do ano. Além de IPVA e IPTU, em muitos casos também há aluguel ou prestação de imóvel ou automóvel, planos de internet e telefonia, plano de saúde, mensalidades de escola ou faculdade, sem contar as contas que podem variar de valor a cada mês, como luz, gás e água.
Para todas essas e outras contas, o pagamento em dia é fundamental. Isso evita a cobrança de juros e multas, que corroem o orçamento, e também previnem o grande pesadelo de todo consumidor: o nome sujo! Afinal, restrições nos órgãos como SPC e Serasa dificultam muito o acesso a empréstimos, financiamento e também podem impedir que se tenha um simples cartão de crédito.
Sabendo qual parte do orçamento precisa ser dedicada a esses pagamentos, adicionando com o gasto em necessidades como alimentação e deslocamento, por exemplo, é possível calcular qual fatia da renda pode ser direcionada ao lazer e à poupança. Esse cálculo pode incluir o quanto deve ser guardado para o pagamento à vista de impostos no próximo ano, o que, como já foi dito, é bastante vantajoso.
Entretanto, nem sempre é possível poupar.
Também acontecem imprevistos que podem levar embora boa parte de nossa renda. Nesses casos, para evitar o atraso de contas, que podem gerar uma bola de neve de dívidas, uma boa alternativa é solicitar um empréstimo.
Se faltou dinheiro para pagar IPVA, IPTU e outras contas, o empréstimo entre pessoas físicas pode ser a solução. Esse serviço, regulamentado pelo Banco Central, permite que bons pagadores e bons poupadores se conectem. Sem intermediação bancária, as taxas se tornam muito acessíveis para ambos.
É muito mais vantajoso, por exemplo, recorrer a essa modalidade de crédito do que atrasar contas – ainda mais no início do ano, quando o orçamento fica mais apertado. Afinal, ninguém quer receber e-mails e ligações de cobrança de nenhum tipo e ter o nome sujo, não é mesmo?
Em alguns casos, esse tipo de empréstimo pode proporcionar exatamente a quantia que falta para conseguir o pagamento de impostos à vista.
O importante é o bom planejamento financeiro, para colocar tudo na ponta do lápis e ver o que é melhor para o seu bolso.
A comunidade financeira da Bullla existe para democratizar o acesso a crédito e promover prosperidade a bons pagadores e poupadores.
Na plataforma do Bullla, as pessoas se conectam e financiam umas às outras sem intermediação bancária. O processo é totalmente regulamentado e transparente. É por essas e outras que a Bullla não para de crescer!
Clique aqui e venha você também.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.