A importância da gestão financeira empresarial consiste, principalmente, em garantir que a empresa sobreviva no mercado e garanta seu potencial de crescimento.
Em um país, em que empreender é realmente difícil, seja pelo desgaste burocrático ou impostos abusivos, outro grande problema é a falta de planejamento financeiro de muitos empreendedores.
Não à toa, estima-se que 1 em cada 5 empresas no Brasil fecha as portas depois de 1 ano, conforme pesquisa realizada pelo IBGE em 2018.
Embora o planejamento seja uma etapa básica administrativa, muitas vezes ele é tratado com desdém e até visto como perda de tempo. Pois, planejar significa criar um caminho ainda não percorrido, assim como soluções para problemas, que em alguns casos, ainda não existem.
Contudo, como uma ferramenta essencial da gestão financeira empresarial, você precisa executar todo o passo a passo:
Como diria Steve Jobs, os erros podem ser encarados como uma simples besteira ou como um resultado que aponta para uma nova direção. Assim, ter feedback de anos anteriores, funciona como um apontamento para reconhecer o que funciona ou não em seu negócio.
“Ah, mas esse é o primeiro ano da minha empresa”! Nada te impede de usar os dados do mês que você iniciou até agora.
Os números não mentem, e se as contas não fecham é porque organização e controle estão ineficientes. Aliás, a primeira coisa que precisa reconhecer são: os custos (variáveis e não variáveis), margem de lucro e o valuation (valor de mercado da sua empresa).
Ter um bom fluxo de caixa é fundamental para o planejamento da vida financeira da empresa.
Após diagnosticar a situação de sua empresa, você deve estabelecer metas concretas, mensuráveis e alcançáveis.
Para tanto, os objetivos devem estar alinhados com os valores da empresa, enquanto as metas estabelecem o tempo e a forma de execução de cada um deles.
Objetivo: Ser referência no nicho como uma marca que gera momentos únicos
Meta: Reduzir 10% de custos com aumento da produção em larga escala em até 6 meses.
Lembre-se que dentro das metas devem haver sub metas alcançáveis em um período mais curto. Logo, é interessante utilizar quadros, ferramentas visuais como Trello ou Mapas Mentais.
Infelizmente, problemas podem acontecer, para não se frustrar, mantenha em seu cronograma algumas soluções. Aliás, boas formas de prevenção incluem “reservas de emergência” e nunca deixar de estudar formas inovadoras de gestão.
Empreender depende de uma análise constante de resultados, desse modo cabe a gestão financeira reconhecer por métricas quais ações se aproximam dos resultados desejados, e, devem ser estimuladas, e vice-versa.
Além de planejamento, organização e controle, uma boa gestão financeira não pode desconsiderar oportunidades em prover recursos para a gestão estratégica.
O cartão multibenefícios BulllaEne oferece aos colaboradores além dos benefícios de alimentação e refeição que cumprem as leis PAT, benefícios flexíveis como home office, mobilidade, saúde, bem-estar, cultura, lazer e muitos outros.
E isso não é tudo! Com ele os colaboradores podem solicitar antecipação de salário sem juros e a facilidade limite de crédito parcelado sem análise. Em troca, as empresas podem acessar uma linha de crédito para pagamentos antecipados enquanto otimizam o fluxo de caixa – tudo isso sem nenhum custo, trazendo mais fluidez para o seu negócio.
Clique aqui e conheça mais sobre os benefícios e as vantagens do Cartão BulllaEne.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.