Quais os tipos de benefícios as empresas podem oferecer aos funcionários?

14/02/2023

O relacionamento com os colaboradores é um dos principais desafios nas empresas. Mantê-los motivados e produtivos é essencial para o ambiente profissional, pois isso propicia o alcance de melhores resultados para ambas as partes. E uma das principais formas de ganhar a confiança e o reconhecimento do colaborador é justamente por meio dos benefícios que podem ser oferecidos.

Vale destacar que muitos dos benefícios são obrigatórios e previstos em lei, ou seja, a empresa não pode fugir dessas obrigações. Além disso, há benefícios que podem ser concedidos por livre iniciativa da empresa, como uma forma de cultura organizacional e preocupação com os colaboradores. Dessa forma, entender quais são os tipos de benefícios é fundamental para fazer as melhores escolhas.

Quais os tipos de benefícios que podem ser oferecidos aos funcionários?

Como já foi destacado anteriormente, existem dois tipos de benefícios que as empresas podem oferecer, os obrigatórios e aqueles que não são obrigatórios. Em razão de sua previsão em lei, aqueles do tipo obrigatório não podem ser negligenciados. Também conhecidos como encargos sociais ou trabalhistas, esses benefícios devem constar na folha de pagamento. Dentre tais obrigações estão:

  • Pagamento do 13º salário;

  • Pagamento do FGTS;

  • Pagamento de horas extras;

  • Licença maternidade;

  • Vale-transporte;

  • Descanso semanal com remuneração;

  • Férias remuneradas;

  • Adicional noturno.

Por outro lado, existem os benefícios que não são obrigatórios e são ofertados pelas empresas como forma de diferencial e valorização dos colaboradores. O vale-alimentação ou vale-refeição é um perfeito exemplo disso. Ele não está previsto em lei, no entanto, a refeição é fundamental para o trabalhador e, por isso, muitas empresas concedem esse benefício através de dinheiro pago diretamente ou até mesmo instalação de refeitórios e cozinhas no ambiente de trabalho para servir refeições diariamente.

O vale-combustível também é um exemplo de benefício não obrigatório e bem comum entre empresas. Essa ajuda é concedida, em geral, para os colaboradores que precisam utilizar o carro para trabalhar, tanto no deslocamento de casa até o trabalho como visitas aos clientes e outras filiais da empresa.

A saúde do colaborador, em todos os aspectos, também é um assunto de forte interesse da empresa. Sendo assim, muitas pessoas jurídicas oferecem como benefício um plano de saúde privada ou simplesmente plano odontológico para os funcionários. Esse tipo de benefício é muito apreciado por diversos profissionais, pois não é comum e mostra uma clara sinalização de valorização.

O incentivo do trabalhador também pode ser feito através de benefícios na área de educação infantil, como é o caso do auxílio-creche. O cuidado com as crianças enquanto os pais estão no trabalho é um dos assuntos mais importantes para o colaborador. Por isso, esse é um dos benefícios que mais podem chamar a atenção das pessoas.

Um benefício que vem ganhando espaço no século 21 é o vale-cultura. O objetivo é oferecer ao colaborador um vale para que ele possa adquirir serviços ou produtos envolvendo entretenimento e lazer.

Logo, conclui-se que os benefícios são importantes ferramentas na relação entre colaborador e empregador. Além dos benefícios que estão previstos em lei e devem ser oferecidos, a empresa também pode se destacar por oferecer aqueles que a diferenciam das demais organizações no mercado através da valorização dos funcionários.

BulllaEne

Outro benefício que não pode faltar para o colaborador é o Cartão BulllaEne. Com esse cartão multibenefícios é possível conseguir antecipação salarial sem desembolso para a empresa; otimização do fluxo de caixa; gestão totalmente digital; benefícios PAT, benefícios flexíveis, além de valorização do colaborador e aumento da produtividade.

O sucesso do Cartão BulllaEne é tão grande que já foram emitidos mais de 500 mil cartões.

Para fazer parte das mais de 1000 empresas cadastradas é só clicar aqui.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.