Quais os principais motivos para pedir dinheiro emprestado?

20/10/2020

Pode acontecer, em algum momento, que surja uma necessidade (ou mesmo um desejo) que exija uma quantia de dinheiro além daquela que comumente se tem à disposição, ou seja, que ultrapasse os limites do orçamento pessoal ou mesmo do orçamento familiar. É exatamente diante dessas situações que os empréstimos se apresentam como uma saída viável para solucionar a questão. Desde que haja o planejamento e a cautela devidos, essa pode ser, de fato, a melhor opção.

Abaixo apresentamos uma seleção que contém alguns dos principais motivos pelos quais uma pessoa física opta por contratar um empréstimo:

1. Realizar uma viagem de curta duração: solicitar um empréstimo pode viabilizar a realização de uma viagem de duração mais curta com maior tranquilidade, como é o caso de um fim de semana ou mesmo um feriado na praia ou na serra, por exemplo.

2. Realizar pequenas reformas em um imóvel: não é raro recorrer aos empréstimos quando surge a necessidade ou, ainda, o desejo de efetuar pequenas reformas, principalmente em casa. Ter a quantia em mãos auxilia muito no momento de buscar por preços menores e acaba contribuindo para uma maior agilidade da obra.

3. Adiantar o pagamento de dívidas parceladas: este motivo é bastante comum. Obter um empréstimo para adiantar o pagamento de débitos parcelados pode ser, de fato, uma excelente saída, já que pagar à vista abre a possibilidade de negociação do montante devido.

4. Pagar contas dentro do prazo de vencimento: uma vez identificada a impossibilidade de arcar com o pagamento de uma conta, seja ela qual for, dentro do respectivo prazo de vencimento, o empréstimo pode ser a melhor saída para manter as contas em dia, evitando, assim, as multas e os juros por atraso e mantendo o CPF limpo.

5. Arcar com gastos inesperados: para esses gastos existe a chamada reserva de emergência. Porém, de todo modo, nada impede que o custo imprevisível supere a quantia reservada para este fim ou mesmo que a reserva de emergência sequer exista. Em momentos como estes, é normal que as pessoas recorram aos empréstimos. Neste sentido, temos como exemplo: problemas com carro ou motocicleta e idas ao médico ou ao dentista.

6. Comprar à vista itens mais caros: todo mundo já sabe que comprar à vista pode trazer algumas vantagens, como é o caso dos descontos e dos brindes. Muitas vezes, pode ser necessário – e até mais benéfico – tomar um empréstimo para efetuar compras mais caras à vista, pagando um valor mais acessível pelo item e evitando possíveis dores de cabeça futuras.

Os produtos mais usuais, neste caso, são os bens de consumo intitulados “linha branca”, ou seja, de primeira necessidade, como o fogão e a geladeira. Como consequência dessa atitude, com mais dinheiro disponível após realizar uma compra com desconto, maior é a probabilidade de se investir o valor poupado, aumentando, assim, o patrimônio.

O Bullla é uma Sociedade de Empréstimo entre Pessoas, devidamente aprovada pelo Banco Central do Brasil, que facilita as transações financeiras realizadas entre pessoas físicas, o Bom Pagador e o Bom Investidor. Com o Bullla, o crédito é, justo, humano, não tem banco e todo o procedimento é feito de forma 100% online, sem burocracia. É rápido, prático, seguro e oferece os melhores juros do mercado. Clique aqui e saiba mais.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.