Quais os principais erros na gestão de benefícios corporativos?

04/02/2023

Os benefícios corporativos fazem parte das estratégias mais eficazes que visam promover maior motivação entre os colaboradores e, assim, aumentar as chances de retenção de talentos. Dessa forma, gerenciar eficientemente tais benefícios precisa ser uma prioridade para gestores e setor de RH.

Entretanto, muitas empresas cometem erros no momento de fazer a gestão dos benefícios corporativos. Mas, felizmente, não precisa ser assim. Neste texto, você verá quais são os principais erros e como evitá-los. Confira:

1. Deixar de entender o perfil dos colaboradores

Ao definir quais são os benefícios a serem oferecidos é fundamental considerar os perfis dos colaboradores. Esse ponto é fundamental, pois, não configurar um plano bem estruturado e aliado aos desejos e necessidades dos funcionários pode levar à aquisição de benefícios inadequados.

2. Não atualizar os benefícios e novos funcionários

Pode acontecer de um benefício deixar de existir, de outra empresa apresentar melhores condições (valor, funcionalidade, etc.) para a mesma vantagem ou ainda, de outros serviços surgirem. Assim, de tempos em tempos, pesquise o mercado para buscar atualizações.

3. Deixar de solicitar os benefícios no ato da contratação

A hora da admissão do funcionário é fundamental, isso porque, esta será a primeira impressão que o profissional (que pode ser um grande talento no mercado) tem sobre a empresa. Assim, uma integração bem conduzida garante um maior engajamento com a companhia. Dessa forma, apresentar os benefícios oferecidos na ocasião da entrada do profissional precisa receber muita atenção por parte da empresa.

4. Não excluir o funcionário no desligamento

Ao não ter o controle da saída do colaborador, a empresa continua gastando com benefícios com um funcionário que não atua mais na companhia, ou seja, incorrendo em ônus financeiro desnecessário. Dessa forma, defina junto ao RH uma forma de não esquecer de excluir os benefícios dos profissionais no momento do desligamento.

5. Deixar de se comunicar com a operadora de benefícios

Essa é uma falha recorrente em se tratando de “operadora de benefícios”: confiar cegamente nas condições e, dessa forma, não conferir as informações prestadas no contrato. O vale-refeição ou alimentação são exemplos muito comuns de informações desencontradas, ocasionando desperdícios indevidos. Ou seja, em um período curto, o gasto poderá parecer pequeno, porém, a longo prazo, os prejuízos podem ser expressivos.

Assim, fica claro que manter uma comunicação eficiente e recorrente com a prestadora e acompanhar as informações lançadas é benéfico para a empresa e para os colaboradores.

BulllaEne

O BulllaEne é um cartão de benefícios flexíveis, que oferece vantagens e descontos em uma ampla rede de parceiros. Com ele os colaboradores podem usufruir de benefícios flexíveis, antecipação salarial, crédito parcelado, conta de pagamento e facilidades em um só cartão. E o melhor, sem juros!

O cartão ainda oferece descontos em vários estabelecimentos e serviços, tudo isso com a bandeira Mastercard, aceita em diversos estabelecimentos.

Além disso, o BulllaEne também oferece uma plataforma de gestão de benefícios, que facilita a administração dos benefícios pelas empresas.

Se você quiser conhecer mais sobre o BulllaEne, basta acessar o site e ver todas as vantagens que ele oferece.

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