Quais as principais estratégias para a retenção de talentos?

18/01/2023

Por que investir na retenção de talentos da sua empresa?

Essa não é uma pergunta difícil de responder. Todo e qualquer negócio tem como missão progredir em um mercado muito competitivo, e são os colaboradores os principais responsáveis por esta empreitada.

Quem está de fora pode imaginar que incentivos financeiros são o segredo do sucesso para garantir a satisfação do colaborador e, a partir disso, assegurar sua permanência na empresa. Evidente que o fator salarial conta muito, mas até certo ponto. Se a empresa quer realmente reter seus talentos, deve pensar muito além e construir ações estratégicas visando o bem-estar dos seus profissionais.

Dicas para retenção de talentos

– Respeitar as habilidades dos colaboradores

O gestor deve manter o colaborador em um cargo de acordo com suas habilidades e perfil, promovendo atualizações constantes para desenvolvimento das competências do profissional.

– Avaliação de resultados

A perspectiva do colaborador na empresa é sua evolução no plano de carreira proposto pelo gestor. Porém, se as coisas não saem como o esperado, é óbvio que haverá uma frustração. É muito importante que o gestor não permita que a insatisfação tome conta da situação. O propósito não é deixar o profissional desconfortável.

Deve ser cultura da empresa promover constantes reuniões para avaliação de resultados de forma que o colaborador compreenda em quais aspectos ele deve melhorar seu desempenho.

– Ambiente de trabalho agradável

Trabalhar em um lugar acolhedor é essencial para garantir a permanência do profissional na empresa. Um salário digno e um local de trabalho ruim não combinam. Chegará um momento em que o profissional irá pedir demissão. O gestor deve estar atento a isso e criar um clima organizacional satisfatório.

A dica é proporcionar confraternizações como festas de aniversário, ginástica laboral, cafés da manhã e almoços como formas de integração entre os colaboradores. Os mais retraídos devem ser estimulados a participar desses encontros.

– Flexibilidade

Esteja sempre vigilante às demandas dos colaboradores. Escute o que os seus empregados têm a dizer. Dar uma atenção maior fará com que eles se sintam peça fundamental na empresa, resultando em mais produtividade e motivação na busca por novos desafios.

– Qualidade de vida

Ter qualidade de vida é a peça chave para o colaborador exercer suas funções com ânimo sempre elevado. Contudo, o estresse do dia a dia é capaz de causar danos emocionais e, por consequência, o afastamento do servidor. Como resolver isso? O RH deve atuar junto ao colaborador promovendo reuniões individuais e programas de acolhimento para que ele se sinta melhor e fazendo cada vez mais parte da equipe.

– Valorização

Reconhecimento é o que todo colaborador espera do seu chefe. A valorização do gestor torna o ambiente de trabalho agradável e leve, e podem vir na forma de bonificações financeiras, cursos de atualização ou placas pelas conquistas alcançadas.

Conheça o Bullla

O Bullla oferece soluções de crédito e benefícios flexíveis através do Cartão BulllaEne, um cartão multibenefícios com ene possibilidades. Feito para empresas e seus funcionários, além de benefícios flexíveis, oferece um limite de crédito especial, adiantamentos de salário sem juros, descontos de até 80% em medicamentos e outros ene benefícios.
Clique aqui e confira!
Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.