Há, ainda, aqueles que insistem em dizer que essas duas modalidades se tratam da mesma coisa. Isso acontece porque poucas pessoas sabem quais são, na prática, as verdadeiras diferenças existentes entre a conta corrente e a conta salário, o que faz com que seja muito mais difícil escolher entre uma e outra. Trata-se de um assunto muito importante para o cotidiano e é justamente por este motivo que essa distinção será feita a seguir:
Vamos começar pela conta corrente, que é uma das escolhas mais comuns entre os clientes das instituições bancárias. Trata-se de uma modalidade que pode ser utilizada tanto por uma pessoa física quanto por uma pessoa jurídica e que oferece ao usuário a facilidade de acesso e, portanto, de transação do dinheiro nela depositado, sendo bastante prática para o uso no dia a dia.
Outro ponto importante a ser explorado é o fato de que a conta corrente suporta mais tipos de movimentação financeira, sendo mais completa neste quesito, do que a conta salário. Estes benefícios variam de acordo com o plano ou com a cesta contratada pelo cliente, mas consistem, por exemplo, em saques, transferências do tipo TED e DOC, pagamento de boletos, depósitos, extratos digitais e físicos e até mesmo talões de cheque.
Esta modalidade de conta pode ou não ser gratuita e ainda pode pertencer a uma só pessoa ou ser conjunta, quando admite que as movimentações sejam feitas por dois ou mais titulares.
É comum que os bancos se utilizem da conta corrente para oferecer aos clientes alguns benefícios, como é o caso do cheque especial, da liberação de crédito e da facilitação de empréstimos. Além disso, tendo uma conta nessa modalidade, é possível atrelar uma conta poupança, o que pode ajudar a tornar a vida financeira mais controlada, organizada e simples.
A conta salário, por sua vez, entrega uma liberdade menor ao titular, já que a sua finalidade é especificamente definida, servindo ao propósito de receber remunerações salariais, pensões, proventos, aposentadorias e demais depósitos de mesma natureza. Tanto a sua abertura quanto o seu encerramento são de responsabilidade da empresa ou do órgão atrelados à conta que, geralmente, fornecem ao empregado ou ao beneficiário uma carta que deve ser entregue ao bancário para que a conta seja efetivamente aberta.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível, sim, que o titular da conta peça a portabilidade de salário para outro banco de sua preferência após um certo tempo de abertura da conta salário na instituição definida pela empresa e esta alteração não tem custo nenhum.
Assim como a conta corrente, a conta salário tem suas vantagens, como, por exemplo, taxas menores e saques mensais gratuitos.
O Bullla se consolidou no mercado como a fintech pioneira no ramo de empréstimos entre pessoas físicas, sem intermediação de bancos e outras instituições financeiras, tendo o seu funcionamento devidamente autorizado pelo BC, o Banco Central, em 2019.
Lá estão as menores taxas de juros para quem é bom pagador e são oferecidas as melhores taxas de retorno para quem tem um dinheiro guardado e gostaria de investir.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.