Quais as consequências das compras por impulso?

23/01/2023

Uma compra por impulso é quando se compra algo que não estava planejando adquirir. Se não estiver planejado em seu orçamento antecipadamente, é uma compra por impulso.

Pode ser tão pequeno quanto comprar uma barra de chocolate (que não estava em sua lista de compras) ou tão grande quanto entrar em uma concessionária “só para dar uma olhada” e sair com um SUV novinho em folha.

Exemplos comuns de compra por impulso:

  • Doces, chicletes e outras guloseimas na fila do caixa;
  • Roupas e calçados;
  • Brinquedos para manter as crianças “comportadas” dentro da loja;
  • Material de limpeza extra (“só para garantir”);
  • Livros;
  • Drive-thru.

Quase todos nós caímos na excitação temporária da compra por impulso. De fato, uma pesquisa recente mostra que o gasto médio com impulso aumentou 51% desde 2020.

Por que continuamos a comprar por impulso?

Há 4 razões principais que levam as pessoas a comprarem por impulso:

  • Nossas emoções: as emoções desempenham um enorme papel no que compramos e nossas finanças seguem esse mesmo princípio. Portanto, faz sentido que quando algo está acontecendo conosco pessoalmente, ele apareça também em nossos hábitos financeiros.
  • Nossas experiências passadas: a experiência que você teve com o dinheiro enquanto era criança o ajudará a entender a base de suas crenças sobre dinheiro (a sua mentalidade sobre dinheiro).
  • Uma boa oportunidade: muitas vezes as pessoas acham que possuem uma boa oportunidade em sua frente, porém, pode ser apenas uma ilusão de marketing (promoções, leve 3 pague 2, frete grátis, etc.).
  • O puro amor pelas compras: quando fazemos compras, o corpo libera dopamina – a droga que leva felicidade ao cérebro. Este amor pelas compras, por si só, não é algo ruim. O que é perigoso é quando todo esse impulso de compra se soma e seu amor às compras se torna um vício. Seu corpo começa a contar com aquela dose de dopamina, então você continua a alimentá-lo com mais e mais gastos.

Como parar de comprar por impulso?

1. Faça um orçamento e mantenha-se fiel a ele

Um orçamento não é uma varinha mágica que fará de repente com que todo o seu dinheiro “se comporte”. Cabe a você dizer a cada mês para onde ir e depois seguir em frente com esse plano.

2. Dê a si mesmo permissão para gastar

É importante considerar o lazer dentro do orçamento. Conceda a si mesmo e à sua família um lugar no orçamento onde você possa realizar “gastos divertidos”.

3. Espere um dia (ou mais) antes de fazer uma compra

Hoje em dia, cerca de 66% das compras por impulso acontecem através dos nossos smartphones. É muito fácil ver algo que queremos e clicar, clicar, clicar e comprar, comprar e comprar. Uma vez que você tenha uma cabeça fria e uma nova perspectiva, pergunte-se se você vai realmente usar esta coisa e se você pode pagar por ela agora. Não se engane com ofertas do tipo “só hoje”, “a oferta acaba em 30 minutos”, etc.

4. Compre com um plano em mente

Descobrir quais itens você quer comprar e quanto vai gastar antes de começar a comprar é uma das melhores maneiras de superar a compra por impulso. Com um plano em andamento, você terá menos chances de ceder ao excesso de gastos.

5. Não compre quando estiver emotivo

Não deixe que suas emoções controlem seus hábitos de consumo. Você pode ter um grande dia e fazer uma compra impulsiva na emoção do momento. Ou talvez você esteja tendo um dia ruim e diz a si mesmo que merece algo bom ou que este item o fará sentir-se melhor.

BulllaEne

Graças a ele, os colaboradores têm benefícios de alimentação e refeição que cumprem as leis PAT, assim como benefícios flexíveis como home office, cultura, lazer e muitos outros. E isso não é tudo! Há ainda a antecipação de salário sem juros e a facilidade limite de crédito parcelado sem análise.
Em troca, as empresas podem acessar uma linha de crédito para pagamentos antecipados enquanto otimizam o fluxo de caixa – tudo isso sem nenhum custo.

Clique aqui e conheça mais sobre os benefícios do Cartão BulllaEne.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.