O fim de ano é o momento que reúne as festas de confraternização em família, entre amigos ou com colegas do trabalho. Nesse momento é comum a troca de presentes para surpreender, encantar e demonstrar afeto. Porém, é comum que no meio de tantos outros gastos surja a dúvida do que é mais vantajoso: comprar os presentes à vista ou parcelar.
Também não sabe?
Veja alguns prós e contras de cada opção e avalie qual a melhor decisão para manter o controle financeiro:
Não é incomum que vendedores ofereçam descontos para quem opta pelo pagamento à vista. Para isso é interessante mapear a faixa de valores do presente escolhido para poder reconhecer uma oportunidade de pagar menos. Outra vantagem dessa opção de pagamento é não se preocupar com cobranças futuras.
Uma dica é separar uma porcentagem da renda para esses gastos, de modo a não extrapolar o orçamento e não comprometer os meses seguintes.
Outro ponto para se ter em mente no momento da compra é que a aquisição dos presentes, embora tenha um significado especial e afetivo, é considerada um gasto variável. Essa afirmação, embora simples, é fundamental para se ter inteligência financeira e planejamento durante o Natal. Em primeiro lugar devem sempre vir os gastos fixos, como aluguel, internet, luz e água. Desse modo fica mais visível a quantia que pode ser destinada para os presentes e qual o teto de gastos para essa categoria.
Em muitos casos, principalmente naqueles em que o número de parcelas é alto, o pagamento parcelado acarreta na cobrança de juros. E se a parcela não é paga no prazo acordado a situação só piora. Por isso,tenha atenção ao valor total que será pago com os juros e avalie se a ação é vantajosa ou não. Ter essa consciência auxilia no momento da compra e evita cair em armadilhas, pensando que está economizando quando na verdade está pagando o valor de três presentes em um só.
Caso seja possível parcelar sem gerar acréscimo no valor total, é mais interessante seguir essa opção e investir o dinheiro disponível do que pagar à vista. Essa recomendação também é válida quando a taxa de juros for menor que a taxa de rendimento. Isso porque o valor investido estará rendendo mais dinheiro, o que não aconteceria se a compra fosse paga integralmente. Para que isso seja realmente válido é recomendado que a pessoa possua o valor total para pagar à vista, caso contrário estará gerando dívidas e contando com pagamentos futuros.
A modalidade de empréstimo entre pessoas físicas é uma interessante opção para usufruir das vantagens de comprar à vista. Quando comparada a outras opções de empréstimo, possui menores taxas de juros, mais praticidade e transparência no momento da negociação. Isso porque o dinheiro pode ser emprestado em família, entre amigos ou até com pessoas desconhecidas, mas que tenham perfil compatível para a transação escolhida. Essa opção é ideal também para quando surge uma emergência e a renda mensal não é suficiente para cobrir o imprevisto.
O Bullla é uma fintech idealizada para facilitar as transações entre pessoas físicas, de maneira honesta e com as melhores taxas do mercado.
A ideia é unir o capital de investidores com quem mais precisa, fazendo um match entre bons pagadores e bons poupadores. É dinheiro de gente para gente.
Para realizar uma simulação de empréstimo entre pessoas é só clicar aqui.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.