Por que o score de crédito é importante?

13/05/2022

Antes de falarmos sobre a importância da pontuação de crédito, é preciso entender o que é esse sistema. A pontuação de crédito é uma avaliação importante que indica se o consumidor cumpre com suas obrigações financeiras, ou seja, representa a probabilidade do solicitante em pagar suas dívidas, como empréstimos, hipotecas, cartões de crédito, entre outros. Esse dado é usualmente utilizado pelas empresas ou instituições financeiras para avaliar se a solicitação de linha de crédito feita pelo consumidor deve ser aprovada ou não.

Como isso funciona?

A pontuação, ou também chamado score, é uma classificação numérica que vai de 0 até 1000 e pode ser dividido em três principais faixas:

De 0 a 300 pontos: é um score baixo comumente tido por pessoas endividadas, indicando altos riscos de inadimplência

De 301 a 700 pontos: é considerado um score intermediário, que indica às empresas que existem riscos de inadimplência por essa pessoa

De 701 a 1000 pontos: é um score alto, portanto indica às empresas que você não representa um risco de inadimplência

Portanto, quanto mais pontos você tiver, maior será a chance de ter sua solicitação de linha de crédito aprovada, uma vez que um score alto é um fator indicativo de baixo risco de inadimplência.

E qual é a importância da pontuação de crédito?

Como mencionado, a pontuação de crédito é um indicativo sobre o histórico financeiro do consumidor. Dessa forma, ter uma alta pontuação nesse sistema traz algumas vantagens ao consumidor, como:

Facilidade para solicitar linhas de crédito

O primeiro passo das empresas e instituições financeiras quando um cliente solicita um financiamento é a avaliação do seu perfil de crédito. Se a sua pontuação for alta, é um sinal de que você está em dia com suas finanças. Por isso a contratação do empréstimo será facilitada, ou seja, mais chances de ter a aprovação do financiamento solicitado.

Melhores condições de pagamento

As condições de pagamento de uma compra serão melhores se o consumidor tiver um score alto. Além das taxas de juros serem mais atraentes, podendo até ser anuladas, as condições de parcelamento de compras também são melhores.

Aprovação de outras formas de crédito

Além de ser utilizado para a aprovação de empréstimos, a pontuação de crédito também é utilizada na aprovação de outras formas, como os cartões de crédito.

Existem alguns principais fatores que afetam as pontuações de crédito, sendo dividido em cinco categorias, como o histórico de pagamentos – se são realizados em dia ou com atraso; uso de crédito – consiste basicamente no histórico de crédito da sua conta: saldo, dívidas, limite de crédito; duração do histórico de crédito, incluindo o fator tempo das contas; tipos de contas, considera como se dá o gerenciamento das contas, tanto as parceladas quanto as rotativas. A forma como o consumidor gerencia todos esses fatores vai influenciar diretamente na  pontuação de crédito.

O Bullla é uma empresa especializada que atua no mercado de crédito digital entre pessoas desde 2018. A empresa realiza análises de crédito com segurança trazendo novas oportunidades financeiras para seus clientes. Ainda, possui parcerias com as melhores empresas do mercado para oferecer os melhores serviços aos seus clientes, buscando sempre uma relação de transparência.

Saiba mais aqui.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.