Por que o feedback empresarial é importante?

02/03/2023

No seu âmbito profissional ou na sua equipe, você já se deparou com profissionais que tinham medo de serem chamados para conversas ou reuniões particulares e em grupos? Creio que a resposta é sim! Bom, isso é mais comum do que parece.

Muitos colaboradores têm esse receio por terem internalizado a ideia de que essas conversas significam coisas ruins a respeito de seu desempenho. Eles creem que irão sofrer represálias e “puxões de orelha”. Infelizmente esses receios possuem fundamentos nas empresas brasileiras.

Por falta de conhecimento teórico e diante das adversidades do dia a dia, os líderes costumam se reunir com suas equipes apenas quando as coisas não vão bem.

Esses momentos tão temidos são chamados de feedbacks, que consistem em dar um retorno ao colaborador ou pessoa avaliada. É uma comunicação entre duas ou mais pessoas, no qual uma delas avalia as demais em relação a seu comportamento, ações, tarefas, resultados e entre outros quesitos. É através do feedback que o colaborador sabe que pontos ele precisa melhorar e os quais ele está indo bem. A partir desse retorno ele pode se planejar novamente diante das suas atividades e melhorar seus pontos fracos.

E o que pode acontecer quando não se aplica o feedback ou se aplica de maneira errada?

As empresas quando não colocam em prática o feedback, podem perder colaboradores talentosos, ou até mesmo ter seus resultados diminuídos por falta de comunicação, que poderia ter sido adequada e estabelecida efetivamente nesse momento de conversa. Colaboradores e gestores podem não estar com suas expectativas a respeito do novo desafio alinhadas, gerando mais custos e processos demorados na empresa.

Além de alinhamento do âmbito profissional, as pessoas precisam de alinhamento no âmbito financeiro. As empresas estão cada dia mais pensando no bem-estar de seus colaboradores.

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