Por que o endividamento afeta a produtividade no trabalho?

27/12/2021

Com o orçamento apertado, sem perspectivas de conseguir sair dessa situação e tendo que escolher quais serão os boletos a pagar no mês, acaba faltando tempo para que o funcionário consiga se esforçar e se dedicar ao trabalho.

Um dos conceitos-chave dentro do ambiente empresarial é a produtividade. Nenhum planejamento ou tomada de decisões irá surtir efeitos positivos para o negócio se a produtividade dos colaboradores não estiver em harmonia com a estratégia da empresa. Muitos fatores influenciam a produtividade, mas um deles pode atrapalhar bastante. O endividamento tem influência direta no rendimento do colaborador.

De fato, o endividamento é um dos principais motivos que levam o colaborador a ficar desmotivado. Com o orçamento apertado, sem perspectivas de conseguir sair dessa situação e tendo que escolher quais serão os boletos a pagar no mês, acaba faltando tempo para que o funcionário consiga se esforçar e se dedicar ao trabalho.

Esse é um problema bastante grave, tanto para a empresa como para o próprio colaborador. O estabelecimento pode sofrer perdas de receitas em decorrência da baixa produtividade. Por outro lado, o colaborador pode, até mesmo, ser demitido – em situações mais graves. Por isso, é fundamental entender como o endividamento afeta a produtividade de uma pessoa no trabalho.

Infelizmente, a maioria das pessoas ainda não se dá conta da importância de manter a saúde financeira, e esse é um dos principais motivos que resultam nas dívidas desenfreadas. Em pesquisa recente da FIA Employee Experience (FEEx), que faz parte da Fundação Instituto de Administração (FIA), foi constatado que pouco mais de 5% dos trabalhadores entrevistados estão lidando com dívidas consideradas fora do controle. E não para por aí: mais de 57% dos entrevistados possuem dívidas que afetam o orçamento financeiro, sejam elas em maior ou menor grau.

Impactos dos problemas financeiros no trabalho

Existem vários detalhes relacionados ao endividamento que, quando somados, representam grandes problemas quando o assunto é a produtividade do colaborador. Um exemplo disso é a perda de tempo com assuntos relacionados às dívidas, mesmo quando ele está no expediente de trabalho. É preciso lidar com constantes ligações para renegociação de dívidas ou atendimento a cobranças de credores, tempo para planejar quais dívidas serão pagas ou não e até mesmo planejamento para sair desse cenário.

Outro fator que merece destaque e afeta diretamente a produtividade do colaborador é, sem sombra de dúvidas, todo o desgaste emocional ao qual ele estará submetido. Não é fácil lidar com situações de alto estresse como é o caso daqueles que estão com as dívidas fora do controle. Isso exige bastante do emocional de uma pessoa e pode ser um dos fatores determinantes para a baixa produtividade.

Os funcionários com problemas financeiros também tendem a faltar com mais frequência do que aqueles que não possuem esse tipo de preocupação. Essa também é uma forma de diminuição da produtividade do indivíduo, afinal de contas, se ele não apareceu no trabalho, então não conseguiu contribuir em nada naquele dia. Vale destacar que as faltas constantes são motivos recorrentes de demissão nas empresas.

Além disso, o desgaste emocional e o estresse é tão grande no dia a dia de alguém que precisa lidar com dívidas e entregar resultados no trabalho que uma das consequências mais graves é a depressão. Outro grave problema que as pessoas endividadas enfrentam é a crise de ansiedade, que também é um problema emocional que pode afetar diretamente a produtividade de qualquer trabalhador por motivos óbvios.

Dessa forma, é muito importante que a empresa proporcione ao colaborador palestras com temas como saúde financeira, equilíbrio do orçamento financeiro e formas de evitar o endividamento. O endividamento pode resultar em baixa produtividade dentro do ambiente de trabalho e isso pode ter uma consequência grave para o trabalhador: demissão.

Bullla

Um dos serviços oferecidos pela comunidade financeira Bullla é o Cartão Bullla. Ele é feito para empresas e possui excelentes benefícios para quem está em busca de maior controle das finanças.

Dentre os benefícios estão: antecipação salarial com flexibilidade de uso para compras em quaisquer estabelecimentos, saques e transferências além de pagamentos de assinaturas de serviços com o Spotify, Uber e Netflix; descontos de até 80% em medicamentos; limite de crédito especial para urgências e muito mais.

Para mais informações, basta clicar aqui.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.