Você não consegue economizar e nem guardar um dinheirinho? Então, é preciso dar uma olhada nos seus gastos diários.
Controlar o orçamento é fácil, basta anotar o que você recebe e o que gasta. Isso pode ser feito de maneira simples, num caderno, por exemplo. Também dá para utilizar um aplicativo ou uma tabela no excel. Mas é essencial anotar tudo, até os centavos, assim será mais fácil mudar os hábitos errados e melhorar sua saúde financeira. Veja algumas dicas:
Grande parte da dificuldade em manter as finanças em dia se deve à falta do costume de monitorar os gastos. A falta de clareza em relação à sua renda e às suas obrigações financeiras prejudica o seu dinheiro, tanto no curto quanto no longo prazo.
Para mudar isso, a utilização de um aplicativo com funcionalidades básicas, como a entrada e saída de dinheiro, pode ajudá-lo. Caso prefira, use um caderno para anotar os gastos, assim, no final do mês, você poderá categorizar suas receitas e despesas e identificar quanto do seu salário vai para cada tipo de atividade.
Depois de iniciar a organização das suas finanças, ter todos os dados reunidos vai ajudar a identificar as dívidas que são desnecessárias e que podem ser eliminadas ou diminuídas.
Geralmente, a saúde financeira é comprometida justamente com pequenos consumos, frutos de hábitos diários, que fazem com que você gaste tudo que recebe. Essas atitudes acabam não priorizando contas e objetivos que realmente possuem valor pessoal e familiar. Por isso, corte gastos que não estejam gerando resultados positivos.
Depois de organizar suas finanças e eliminar os gastos supérfluos, procure por alternativas que sejam financeiramente mais sustentáveis, como:
Prepare sua própria comida ou lanche para substituir ou diminuir o consumo com delivery e refeições realizadas em restaurantes e lanchonetes;
Substitua produtos mais caros por marcas de qualidade similar, que sejam mais em conta. Muitas marcas com diferenças significativas de preço apresentam boa qualidade e pertencem a empresas do mesmo grupo;
Faça um controle mais eficiente da dispensa para evitar desperdícios de alimentos e produtos;
Evite, sempre que possível, adquirir produtos e serviços parcelados: o pagamento à vista sai mais em conta e não compromete parte da sua renda ao longo dos meses;
Poupe uma parte da sua renda mensal para construir uma reserva financeira que permita mais tranquilidade para o seu grupo familiar, assim, os imprevistos podem ser resolvidos sem que seja necessário criar dívidas e entrar no vermelho;
Planeje as suas compras e evite o consumo impulsivo; sempre avalie a real necessidade de adquirir bens e serviços e analise com calma para escolher uma opção que seja durável e apresente as características necessárias.
Essas pequenas mudanças podem representar uma melhoria significativa no orçamento. Manter a saúde financeira é um compromisso diário, que demanda muita atenção e planejamento.
O Bullla é uma plataforma inovadora que permite empréstimos entre pessoas físicas. Com ela, quem precisa de empréstimos pode se conectar com pessoas que podem disponibilizar o crédito, de maneira rápida, sem burocracias e com juros menores.
A plataforma também oferece outros recursos, como o cartão Bullla, um benefício adicional que facilita o recebimento e a antecipação de salário.
Clique aqui e saiba como fazer parta da comunidade financeira do Bullla.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.