Pagar o empréstimo em dia: o que eu ganho com isso?

23/06/2021

Como sabemos, quanto maior é o atraso no pagamento das dívidas, maior vai ficando o valor a ser pago, resultando na famosa “bola de neve”. Por essa razão, é muito importante para quem deve, manter o controle das finanças pessoais para que o pagamento das contas, incluindo as parcelas do empréstimo, seja feito em dia.

O que acontece quando as contas não são pagas em dia?

A seguir, enumeramos três motivos pelos quais atrasar o pagamento do empréstimo é uma má ideia. Veja:

1) Nome sujo

Não pagar as parcelas no prazo pode deixar o seu nome “sujo na praça”. Isso ocorre porque o credor provavelmente adicionará o seu nome no Serviço de Proteção ao Crédito (conhecido pela sigla SPC). Após, você receberá uma notificação informando que se a dívida não for quitada dentro de um determinado prazo, seu nome será negativado.

Com o CPF negativado será bem difícil fazer compras parceladas, adquirir um cartão de crédito ou obter crédito, por exemplo.

Um dos problemas que pode acontecer com quem está negativado por um tempo prolongado é o bloqueio de bens na justiça, como imóveis e veículos, até que a dívida seja quitada – o que é uma situação bastante problemática.

2) Pagamento de juros e multa

Todos nós sabemos que, ao pegar um empréstimo, juros são cobrados pela instituição financeira. Porém, quando você atrasa o pagamento das parcelas, esses juros se acumulam continuamente e ainda são incididas multas sobre o valor cobrado. Existem diversos relatos de pessoas que viram a dívida do seu empréstimo dobrar ou até triplicar devido ao acúmulo de meses sem pagar as parcelas. Na maioria das vezes, o valor fica tão alto que é impossível pagar, fazendo com que o devedor busque desesperadamente um refinanciamento.

Você não deseja que isso aconteça com você, não é mesmo?

3) Problemas em obter novos empréstimos

A falta de pagamento das parcelas de um empréstimo também conta como um fator negativo no seu histórico, o que faz de você um “mau pagador”. Sendo assim, ficará mais difícil fazer um financiamento, fazer compras parceladas e obter novos empréstimos. Pode ser até que alguma instituição financeira aprove um empréstimo para você, porém, a taxa de juros será muito maior.

Vantagens em ser um bom pagador

Bullla é uma fintech, autorizada pelo Banco Central do Brasil, no formato SEP (Sociedade de Empréstimo entre Pessoas), onde pessoas emprestam dinheiro umas para as outras, de forma transparente, segura, e com juros baixos.

Na comunidade financeira do Bullla, “bons pagadores” fazem empréstimos com taxas bem mais baixas que as dos bancos, e os “bons poupadores” emprestam o dinheiro e têm ótimos retornos no seu investimento. O usuário deve ser maior de 18 anos, ser brasileiro e residir no Brasil para solicitar o empréstimo.

Clique aqui para mais detalhes.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.