O que é Gamificação e como ela pode motivar e engajar os colaboradores?

27/03/2023

A motivação e o engajamento dos colaboradores no ambiente de trabalho é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa.

Dificilmente será possível alcançar os resultados e metas projetadas com pessoas desmotivadas e sem perspectiva de futuro dentro da empresa. Por isso, estar atento quanto às medidas inovadoras para motivar e engajar colaboradores é uma excelente saída para evitar esse tipo de problema, sendo que a gamificação pode ser um conceito chave para isso.

O que é gamificação e como essa prática ajuda a engajar pessoas?

A gamificação nada mais é do que a prática do uso de conceitos relacionados ao mundo dos games para motivar e engajar pessoas. O uso dessa técnica já vem sendo bastante difundida na educação, por exemplo, onde escolas usam os games para fins de aprendizagem, interação social e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Com o sucesso da gamificação em vários outros setores da sociedade, as empresas passaram a adotar essa prática no ambiente de trabalho. Formada por colaboração entre os participantes, conquista de prêmios e status, engajamento constante das pessoas e uso de recompensas, a dinâmica social na empresa acaba sofrendo grandes melhorias.

É justamente esse processo de desenvolvido de atividades misturadas com os conceitos dos jogos digitais que impulsiona o engajamento de pessoas na empresa. A linguagem utilizada na gamificação é um dos principais motivos para isso, pois ela é simples, direta e dialoga com as necessidades de reconhecimento do colaborador.

Qual o objetivo e benefícios da gamificação?

No contexto organizacional, a gamificação pode ser utilizada para auxiliar no engajamento de equipes e na motivação dos colaboradores, de várias maneiras, tais como:
  • Ajudar a definir objetivos desafiadores, mas alcançáveis, para os colaboradores, tornando o trabalho mais motivador e engajador.
  • Dar feedback imediato sobre o desempenho dos colaboradores, o que pode ajudá-los a ajustar suas ações e melhorar sua produtividade.
  • Reconhecer e recompensar os colaboradores por seu desempenho, tornando o trabalho mais motivador e estimulante.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe, através de desafios coletivos que envolvem todos os membros da equipe
  • Ajudar os colaboradores a desenvolver novas habilidades e competências, tornando o trabalho mais desafiador e estimulante.
Dentre os benefícios da gamificação na empresa, é possível destacar:
  • Melhora a produtividade dos colaboradores, uma vez que esse processo irá motivar e reconhecer os esforços dos colaboradores dentro da empresa;
  • A motivação dos colaboradores deixa de ser um problema, haja vista que as atividades desenvolvidas irão criar uma conexão entre os participantes, facilitando a interação bem como cooperação entre eles;
  • Com o uso da tecnologia da gamificiação também é possível otimizar vários processos na empresa;
  • Retenção de talentos também é um benefício essencial, pois o reconhecimento é um dos principais fatores que fazem com que grandes talentos queiram permanecer na empresa;
  • Aprimoramento e fortalecimento da cultura organizacional, visto que o engajamento entre colaboradores tem como principal pilar a aplicação das visões, missões e diferenciais da empresa.

Como aplicar gamificação nas empresas?

Para aplicar a gamificação nas empresas, é importante seguir algumas etapas, como:
  1. Definir objetivos claros: antes de implementar a gamificação, é importante definir objetivos claros e específicos que a empresa espera alcançar com essa estratégia. Por exemplo, aumente a produtividade, melhore o engajamento da equipe ou reduza o turnover.
  2. Identificar o público-alvo: é importante identificar quais são os colaboradores que estarão envolvidos na gamificação e quais são as suas características e comidos, para que a estratégia seja mais eficaz.
  3. Selecione as mecânicas de jogo: a gamificação envolve a aplicação de mecânicas de jogo em situações não lúdicas, como o ambiente de trabalho. Por isso, é importante selecionar as mecânicas de jogo que serão utilizadas na estratégia, considerando os objetivos e o público-alvo da empresa.
  4. Desenhar as atividades: uma vez selecionadas como mecânicas de jogo, é importante desenhar as atividades que serão desenvolvidas na gamificação, levando em conta os objetivos da empresa e as motivações dos colaboradores.
  5. Implementar a gamificação: após desenhar as atividades, é hora de implementar a gamificação na empresa. É importante comunicar a estratégia aos colaboradores e oferecer treinamentos e suporte para que todos possam participar da gamificação com sucesso.
  6. Avaliar e ajustar: por fim, é importante avaliar os resultados da gamificação e fazer ajustes quando necessário, para que a estratégia seja sempre eficaz e atenda aos objetivos da empresa.
É importante ressaltar que a gamificação deve ser aplicada de forma estratégica, considerando as necessidades e expectativas dos colaboradores e da empresa, para ser efetiva e possa auxiliar no engajamento e na motivação dos colaboradores.

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