Muitas vezes nem é preciso chegar ao final do mês para perceber que o orçamento vai estourar. Pode ser tanto pelo salário não ser suficiente ou pelos gastos que geraram dívidas.
A verdade é que, quando alguém se encontra numa situação assim, é porque uma série de atitudes equivocadas foram tomadas…
Para dar um drible na crise é preciso foco, determinação e uma dose de sacrifício.
Com a situação financeira organizada você já pode começar a pensar em reservar uma parte do salário. Confira algumas dicas para manter o orçamento em dia:
Encare sua instabilidade financeira sem medo. Se você chegou ao ponto em que percebeu que orçamento ultrapassou o limite aceitável, pare tudo! Pegue papel e caneta e lance os seguintes itens:
Valor do salário
Contas fixas
Gastos desnecessários (ou supérfluos)
Montante das dívidas. Tente aqui incluir o valor dos juros e multas, de forma que chegue o mais próximo do que é devido. Liste também cada credor.
É muito importante gerir com responsabilidade suas finanças. Assim, certamente, suas relações com o dinheiro seriam bem diferentes. O tema educação financeira é um assunto muito debatido. Você pode encontrar no YouTube vários especialistas que poderão dar dicas valiosas de como economizar, investir e manter o orçamento em dia. Nunca é tarde para conhecer e aplicar novos conhecimentos.
Seguindo o item 1, as entradas e saídas de dinheiro do seu orçamento estão registradas em uma planilha. Este é o pontapé inicial para você começar a organizar sua vida financeira.
É preciso ter paciência.
As dívidas não irão embora de um dia para o outro, portanto crie metas realistas para quitá-las.
Você pretende economizar 50% do salário? Ótimo! Mas não é exatamente assim que as coisas funcionam. Guardar metade do salário é uma atitude bastante radical. Você irá se privar de itens essenciais do seu dia a dia e vai desanimar logo. Administre seu salário com consciência e evite frustrações.
Não se prive de certos itens, mas avalie o que pode ser cortado. Com os gastos transparentes você já sabe por onde seu dinheiro escoa. Liste o que é prioridade e o que pode ser suprimido sem que vá fazer falta.
Corte o que é desnecessário.
Pode não ser fácil, mas é um sacrifício que deve ser feito para começar a sair do buraco.
A grande dica agora é registrar todos os gastos. Luz, prestação da casa, escola das crianças, saúde. Estes são exemplos de custos fixos. Mas é muito importante lançar os gastos eventuais. Salão de beleza, um lanchinho na cafeteria, cinema, a compra de uma peça de roupa que não é necessária no momento. Separadamente, esse gastos podem não parecer grande coisa. Contudo, some tudo e, no final do mês, veja o montante. Você pode levar um susto!
Se, em um ou dois meses, você não gastar com esses itens, sobrará uma graninha suficiente para iniciar uma economia.
Você conhece a regra dos 50 – 35 – 15? É uma fórmula simples que ajuda as pessoas a se planejarem financeiramente. O objetivo é dividir sua renda mensal em 50% do salário para despesas fixas, 35% para lazer e 15% para investir. Conforme sua necessidade, você pode fazer alguma adaptação, desde que os 50% sejam fixos para pagar suas despesas.
O Bullla é uma comunidade financeira que atua no mercado desde 2018. Pensando nos Bons Pagadores e nos Bons Poupadores, todas as transações são feitas por meio de uma plataforma digital. Sem burocracia, sem longas esperas e com as menores taxas do mercado. Se você precisa de empréstimo ou quer investir suas economias, conheça o Bullla e suas facilidades.
Clique aqui e saiba mais.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.