Motivos que baixam o score de crédito

11/08/2022

Entender os motivos que baixam o score de crédito é essencial para o consumidor que deseja a aprovação de financiamentos e cartões de crédito, por exemplo. Isso porque ao compreender esses motivos, o consumidor consegue evitar comportamentos que levam à redução do seu score.

É muito comum que o cadastro para adquirir um cartão de crédito seja negado, embora o nome do solicitante não possua restrições em órgãos de proteção de crédito. Tal fato ocorre devido à baixa pontuação vinculada ao score desse consumidor.

O que é o score de crédito?

O score de crédito trata-se da pontuação atribuída ao perfil comportamental do cidadão, na qualidade de consumidor.

Se o consumidor estiver pagando todas suas contas regularmente (no prazo de vencimento), a pontuação do score permanecerá boa e poderá subir, aumentando as chances da aprovação de um financiamento, por exemplo.

Porém, se o consumidor não pagar suas dívidas, ou pagá-las em atraso, isso indicará desordem em sua vida financeira e a pontuação de seu score irá diminuir, assim como suas chances de obter aprovações em linhas de crédito. Visto que a baixa pontuação do score indica também baixa probabilidade de o consumidor pagar suas contas regularmente nos próximos doze meses.

Quais motivos baixam o score de crédito?

A falta de pagamento de uma prestação assumida pelo consumidor, ou o pagamento em atraso dessa prestação, estão entre os motivos que diminuem o score do consumidor. Mas, além desses, existem outros comportamentos que também podem afetar o score de crédito!

Quando o consumidor faz sucessivas simulações ou efetivamente realiza empréstimos, renegociações, parcelamentos de fatura, etc., o mercado interpreta essas simulações ou ações como tentativas desesperadas de conseguir crédito, o que indica que esse consumidor está endividado. Ademais, tal comportamento reflete de forma negativa no perfil financeiro do consumidor, podendo ser reduzida a pontuação de seu score de crédito. O mesmo poderá ocorrer quando houver considerável diminuição da movimentação bancária.

Outro motivo que pode reduzir a pontuação do score está relacionado à desatualização cadastral do consumidor, nos bancos de dados dos órgãos de proteção de crédito, no momento da consulta. Uma vez que a pontuação do score representa a credibilidade do consumidor, analisada através dos hábitos de pagamento. Logo, se o consumidor não realizou compras em crediários, cartões de crédito, financiamentos, dentre outras operações, não há como fazer uma boa análise do seu perfil comportamental financeiro.

A inadimplência é, sem dúvida, o maior motivo da pontuação do score baixar. Geralmente ocorre quando o consumidor se mantêm inadimplente com prestações assumidas, incidindo protestos e negativações do nome perante os órgãos de proteção de crédito.

Realizar, em simultâneo, muitas compras parceladas e participar de financiamentos de terceiros, também podem diminuir o score, considerando que essas ações comprometem a renda do consumidor e apresentam risco ao pagamento de novas prestações.

O score de crédito reúne informações importantes do histórico financeiro do consumidor!

O score de crédito é dinâmico — aumenta ou abaixa conforme o estado financeiro do consumidor. Por isso, é constantemente utilizado no mercado, demonstrando, de forma atualizada, a vida financeira do consumidor.

Portanto, manter uma boa pontuação no score de crédito é essencial para o consumidor adquirir produtos com pagamento parcelado, obter aprovação de empréstimos e financiamentos com taxas de juros mais baixas, dentre outros serviços.

Muito embora a decisão de aprovar o crédito seja exclusivamente das instituições financeiras, ao reunir informações importantes do histórico financeiro do consumidor, o score traz maior segurança para as instituições, evidenciando o risco de inadimplência.

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