IPVA: vale a pena pagar à vista?

23/12/2021

Existem diferentes modalidades de pagamento para o IPVA que podem ser usadas de acordo com o planejamento financeiro do proprietário.

A chegada de um novo ano traz consigo o pagamento de despesas inevitáveis e já conhecidas pelos brasileiros. Entre elas está a quitação do IPVA para proprietários de veículos automotores, como carros, ônibus e até máquinas agrícolas. Nesse momento aparece a dúvida sobre o que seria mais adequado: aderir ao pagamento à vista e quitar essa pendência ou parcelar e transferir a responsabilidade para os próximos meses?

A seguir estão as principais vantagens dos diferentes modos de pagamento disponíveis e os pontos de atenção para cada escolha:

O que é o IPVA?

O tributo anual conhecido como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, é uma forma de imposto controlada pelos estados brasileiros e o Distrito Federal. A quantia a ser paga varia conforme o preço de mercado de cada automóvel, sendo em média 3% do valor do bem.

Isenção ao imposto

Segundo a lei, usualmente são dispensadas do pagamento do IPVA empresas responsáveis pelo serviço público de transporte coletivo, veículos que ultrapassem 15 anos de fabricação, máquinas terrestres com motores de potência menor que 50 cilindradas e barcos com potência inferior a 25 HP. É sempre indicado conferir se o Detran responsável pelo veículo possui esses mesmos parâmetros, uma vez que as definições para isenção podem variar de estado para estado.

Formas de pagamento

A boa notícia é que existem diferentes modalidades de pagamento para o imposto que podem ser usadas de acordo com o planejamento financeiro do proprietário. São elas:

  • À vista com desconto: Usualmente quem opta pelo pagamento integral no mês de janeiro possui desconto no imposto. Esse decréscimo pode ser de até 15% e varia conforme o estado em que o motorista se encontra. O prazo também não é padronizado e deve-se constatar a página do Detran para não perder essa oportunidade de economizar.

  • À vista sem desconto: Contanto que se respeite o prazo de vencimento, o proprietário do veículo pode pagar à vista, mesmo que sem desconto. Em geral, as unidades que realizam a cobrança recebem os pagamentos do IPVA até fevereiro, mas é importante estar atento às datas da localidade pertencente.

  • Parcelado: A opção de parcelamento também é válida, uma vez que não possui acréscimo de juros. A quantidade de parcelas varia conforme a lei de cada estado. Em São Paulo, por exemplo, o pagamento do IPVA poderá ser parcelado em até 5 vezes em 2022, o que em anos anteriores era de no máximo três parcelas. Enquanto isso, no Tocantins o motorista pode parcelar o tributo em até 10 vezes.

Outras formas de desconto

Uma vez que cada estado possui controle sobre suas cobranças, não é incomum que os incentivos ao pagamento também variem. Um exemplo disso é que no Rio Grande do Sul são oferecidos descontos de até 15% nos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, que premiam condutores sem infrações de trânsito e contribuintes no Programa Nota Fiscal Gaúcha, respectivamente. No Ceará, o governo também utiliza a adoção do programa Sua Nota Tem Valor para gerar desconto no IPVA, que pode ser de até 5%. Por conta disso, é importante se manter atualizado sobre as ações promovidas pelo estado responsável pela cobrança.

Planejamento financeiro

O pagamento do IPVA é um gasto conhecido para motoristas no início do ano. Uma dica para evitar preocupações é já se planejar no ano anterior. Dividindo o valor por 12 e poupando mensalmente é possível aproveitar o pagamento à vista com desconto e utilizar o dinheiro livre para outros objetivos.

De gente pra gente

Pensando em facilitar as transações diretas entre pessoas físicas, o Bullla chegou para unir quem precisa de dinheiro com quem quer e pode emprestar.

Com benefícios para ambos os lados, quem participa da comunidade financeira aproveita as melhores condições do mercado de forma transparente, ágil e humana. Afinal, é dinheiro de gente para gente.

Para saber mais sobre como emprestar dinheiro com as menores taxas de juros clique aqui.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.