Com a chegada do final de ano, é preciso ficar atento e evitar as chamadas compras por impulso para não começar 2021 endividado. É importante destacar que esse é um problema real na vida de milhões de pessoas que simplesmente acabam consumindo muito além do necessário e daquilo que o próprio orçamento financeiro permite.
Uma compra por impulso pode ser entendida como o ato de fazer compras sem que antes isso tenha sido planejado. Porém, existem casos ainda mais graves, quando o consumidor começa a fazer compras sem nenhum tipo de critério para tentar lidar com problemas e frustrações pessoais.
Uma vez que já está claro o que é uma compra por impulso, o próximo passo é saber o que caracteriza esse tipo de consumo bem como as principais consequências no curto e longo prazo.
Um dos fatores que mais contribuem para esse tipo de padrão de consumo é a sensação de satisfação gerada ao se fazer compras. Ao realizar a compra, o organismo libera um mensageiro químico chamado dopamina, que está associado à regulação de emoções, sendo capaz de aliviar dores e frustações. Ou seja, o consumidor passa a ter o prazer imediato por poucos instantes.
A principal consequência das compras desenfreadas é, sem sombra de dúvidas, o comprometimento financeiro através das diversas dívidas que começam a acumular. Como as compras são feitas sem nenhum tipo de lógica ou ação racional, o consumidor facilmente irá estourar o limite do seu orçamento, ocasionando a temida inadimplência.
O arrependimento é uma das emoções associadas às compras por impulso que pode prejudicar bastante a vida do consumidor. Com isso, sentir-se culpado e começar a julgar as próprias ações é algo comum depois de fazer compras por impulso. A mistura do sentimento de culpa aliada ao orçamento totalmente comprometido e as dívidas podem trazer problemas mais graves como depressão e crises de ansiedade.
A facilidade no crédito com prazos de pagamentos maiores e a opção de parcelar as compras é um fator que pode levar às compras por impulso. O consumidor acaba pensando que tem um poder de compra maior do que a realidade e termina comprando mais do que deveria.
Abaixo seguem algumas sugestões que podem ajudar qualquer pessoa a evitar as compras por impulso:
Conseguir um empréstimo com taxas de juros mais justas e condições de pagamento mais agradáveis para adquirir um item à vista é uma excelente alternativa para não acumular dívidas.
Por isso, optar pelo empréstimo online entre pessoas físicas é uma excelente dica para ter acesso a crédito justo e sem tarifas abusivas. Sem intermediação de bancos, o empréstimo online apresenta uma série de vantagens, dentre as quais:
O Bullla é uma fintech do setor financeiro digital que trabalha conectando pessoas físicas através do empréstimo online. O Bullla possui todas as vantagens citadas em relação ao empréstimo online entre pessoas físicas, além do diferencial de ser uma plataforma desenvolvida sob o conceito de comunidade, ou seja, poupador e tomador de crédito serão sempre prioridades no Bullla.
Para solicitar o empréstimo online no Bullla é só acessar o site e criar um cadastro pessoal.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.