Erros comuns que atrapalham seu orçamento familiar

12/08/2021

Organização financeira não é apenas ter consciência de seus gastos e de pagar as contas em dia. Para conseguir ter uma vida financeira saudável, é necessário muito planejamento, organização e disciplina.

Para os que são responsáveis pela situação financeira de uma família, essa tarefa é um desafio maior ainda, considerando que os gastos habituais devem tomar proporções muito maiores – ainda mais para aqueles que têm filhos.

Boa parte das pessoas não têm o preparo necessário para manter uma boa gestão e acabam cometendo diversos erros que comprometem a organização financeira familiar. Para evitar esse problema, conheça alguns dos erros mais comuns que cometemos e saiba como contorná-los:

Não ter uma reserva de emergência

Contar com uma reserva de emergência deveria ser o primeiro passo na vida financeira de todos, principalmente quando existem outros dependentes envolvidos. Assim, o ideal é ter disponível o equivalente aos gastos de um ano inteiro, pois nunca sabemos o que está por vir. A qualquer momento algo inesperado pode acontecer e sem uma reserva de emergência não haveria outra alternativa além de se endividar. Portanto, é fundamental ter uma reserva que esteja em uma conta de fácil resgate, ou seja, que você possa sacar a qualquer momento.

Não registrar despesas

Saber o quanto você ganha e o quanto você gasta é a parte mais importante da organização financeira, pois é impossível se planejar sem saber quais gastos considerar. Quando não registramos todas as nossas movimentações, podemos acabar gastando mais do que deveríamos e ficar com aquele sentimento de não saber para onde foi o nosso dinheiro. Existem diversas ferramentas que possibilitam o registro, desde planilhas a aplicativos especializados.

Comprar a prazo

Mesmo que você queira muito um produto, não é inteligente gastar um dinheiro que você não tem. Por mais simples que pareça, muitas pessoas acabam se iludindo com condições de parcelamento atrativas e utilizam o cartão de crédito sem pensar no futuro, assim, acabam se endividando.

Para conseguir descontos maiores é muito mais interessante economizar para comprar à vista, assim, você gasta menos e não compromete a sua saúde financeira.

Pagar contas em atraso

Pagar juros por atraso é um pecado capital na organização financeira. Se você quer economizar, não pode se dar ao luxo de esquecer de pagar uma conta até o seu vencimento, portanto, se organize. Caso necessário, coloque todas as contas em débito automático para não correr esse tipo de risco.

Consumir mais do que o necessário

Conforto e bem-estar devem ser prioridades na vida de todos, porém, é necessário enxergar qual o seu padrão de vida e o adaptar de acordo com a sua renda para não acabar exagerando. Logo, não precisamos abrir mão de tudo o que gostamos, mas sim, reduzir os custos e gastar com inteligência. Ir ao mercado com fome ou na companhia de crianças, por exemplo, é uma péssima ideia e quase sempre vai fazer com que você gaste bem mais do que o planejado, portanto, evite gastos supérfluos e procure pelos produtos mais baratos.

Comprar por impulso

Lojas sempre vão oferecer promoções inéditas e liquidações incríveis, porém, não se iluda. A percepção de que aquela promoção é uma oportunidade imperdível é justamente o que as lojas querem que você pense. Portanto, antes de comprar por impulso, pesquise muito e reflita se aquela compra é realmente necessária e se não pode esperar um pouco mais. Comprar na primeira loja que entrar ou adquirir algo que nem planejava só porque o preço está atrativo são erros que não podemos cometer se queremos economizar.

Não pensar no futuro

Se você não quer saber do dia de amanhã e não se preocupa com o dinheiro que terá no futuro, pode viver o dia de hoje sem medo e sem planejamento, porém, se tem algum objetivo financeiro na vida e, principalmente, se outras pessoas dependem de você, você deve se planejar e saber o que quer e o que precisa para ter conforto no futuro.

Comunidade financeira

Uma ótima alternativa para conseguir cumprir seus objetivos sem se endividar é fazendo parte de uma comunidade financeira como o Bullla. A comunidade, que é reconhecida pelo Banco Central, oferece empréstimos entre pessoas físicas sem o intermédio de bancos e também concede crédito com as melhores taxas de juros do mercado.

Clique aqui e saiba mais.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.