No Brasil, a Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP) é um dos principais tipos de empresas especialistas e autorizadas a fornecer essa linha de crédito. Segundo o Banco Central, que regulamentou em 2018 essa modalidade, a SEP “realiza operações de crédito entre pessoas, conhecidas no mercado como Peer-to-Peer (P2P) lending”.
Sua popularidade se dá pela relação direta entre o investidor e o requerente, sem precisar de uma instituição financeira para realizar o intermédio. Uma vez que este é feito por meio de uma plataforma online, de maneira rápida e segura.
Hoje, o empréstimo entre pessoas é uma excelente opção de investimento, se você pensa em otimizar os seus resultados e o seu tempo. Uma vez que as taxas de rendimento são altas e o tempo de retorno financeiro é mais baixo, essa modalidade é vista como uma alternativa mais rentável e atrativa, quando comparada a outras opções mais tradicionais. Os investidores possuem total autonomia ao longo de todo o processo, e os juros e rendimentos são definidos e acordados a partir das normas de cada plataforma.
Por se tratar de uma conexão direta entre o investidor e o requerente, esse tipo de empréstimo tem uma relação de via de mão dupla. Ou seja, a pessoa que solicita o empréstimo tratará diretamente com a pessoa que irá emprestar o dinheiro para ela. Dessa forma, o processo se torna mais transparente e mais fortalecido pela existência de uma conexão direta entre as partes. Nesse momento, ambos podem chegar em comum acordo e definir os melhores termos para que não haja problemas na quitação do pagamento e ambos se beneficiem.
A primeira responsabilidade do investidor é escolher a plataforma desejada, baseada em uma pesquisa prévia sobre juros e rendimentos e normas da plataforma. Em seguida, é preciso fazer um cadastro na plataforma. E então, têm-se como principal responsabilidade do investidor disponibilizar o crédito para que o empréstimo seja realizado.
Assim como em outras modalidades, investir possui riscos inerentes. É fundamental que o investidor, como Bom Poupador, também assuma os potenciais riscos de crédito do empréstimo. Apesar disso, esses potenciais riscos podem ser diminuídos através de uma maior diversificação das possibilidades de alocação do dinheiro dentro da plataforma. Tornando o processo seguro tanto para os investidores quanto para os requerentes. Além disso, as plataformas possuem taxas de inadimplência muito baixas e o próprio investidor tem total autonomia em escolher para quem irá fornecer o crédito. Por isso, os investidores não precisam se preocupar.
A empresa conta com os melhores serviços e benefícios para Bom Pagadores e Bom Poupadores, com menos burocracia e processo totalmente transparente. Combinando praticidade e rentabilidade para melhor atender seus clientes.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.