Dicas para pagar as contas em dia e sair do vermelho

03/03/2023

Compras por impulso, imprevistos, gastos com a saúde ou até mesmo uma viagem de última hora, esses são apenas alguns dos motivos pelos quais as pessoas excedem o limite financeiro e acabam entrando no vermelho.

Na maioria dos casos, a falta de uma educação financeira e o mau planejamento acabam sendo os grandes vilões para sair do vermelho. No entanto, é possível reverter essa situação seguindo as dicas a seguir:

Todos os gastos devem ser contabilizados

O principal motivo pelo qual as pessoas se endividam, é não realizar o controle financeiro dos seus gastos. O primeiro passo para voltar a ter uma vida financeira saudável é conhecer sua situação financeira atual. Para corrigir este erro, é preciso reunir todos os gastos em uma planilha, aplicativo para controle financeiro, ou até mesmo numa folha de papel. Somente assim, será possível descobrir quanto é possível pagar por mês das dívidas, sem comprometer o orçamento e ainda pagar as contas dentro do prazo, evitando as altas taxas de juros.

Procure renegociar suas dívidas quando for possível

Existem algumas maneiras de renegociar as dívidas: diretamente com o credor ou através de instituições como o Serasa e o Procon. De modo geral, é possível que o credor ofereça descontos no valor total da dívida, reduza as taxas de juros ou amplie o prazo para o pagamento das parcelas. No caso de mais de uma dívida, é interessante priorizar o pagamento da dívida de maior valor, evitando que os juros se acumulem.

Evite comprar por impulso e elimine gastos desnecessários

Algumas promoções parecem uma proposta tentadora, principalmente em épocas comemorativas, mas é preciso avaliar o orçamento antes de adquirir um produto por impulso.

É importante listar e analisar a necessidade dos serviços e assinaturas contratados, e dispensá-los temporariamente, quando não são essenciais. Dessa maneira, será possível poupar e aumentar a renda mensal.

Tenha uma reserva de emergência

Para evitar ser surpreendido por um imprevisto, é importante ter uma reserva de emergência. Após realizar o pagamento dos gastos mensais, é recomendado reservar o valor restante. Esse dinheiro pode ser investido em uma poupança ou aplicado em métodos de investimento mais rentáveis.

BulllaEne

O Bullla é uma plataforma online que ajuda você a chegar ao fim do mês com o cartão multibenefícios BulllaEne. Com ele é possível solicitar antecipação salarial sem juros, garantir limite de crédito especial e ainda usufruir de todos os descontos e benefícios que somente o cartão BulllaEne oferece.

Nele você receberá os benefícios de alimentação e refeição, não esquecendo o home office, cultura e mobilidade. Além de possuir a bandeira Masctercard, aceita em diversos estabelecimentos.

Quer conhecer o cartão multibenefícios BulllaEne? Então clique aqui.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.