Dicas para não passar aperto no próximo ano

09/12/2021

Definir prioridades é uma ótima forma de manter o controle do orçamento e ficar longe das dívidas.

Com a chegada de um novo ano se aproximando é bastante comum as pessoas começarem a fazer os planejamentos para que o ano seguinte seja melhor do que o anterior. Um exemplo disso são as finanças pessoais, pois todo mundo espera que no futuro tenha mais controle sobre o próprio orçamento, ficar livre das dívidas e saber exatamente como o dinheiro é gasto.

Um dos primeiros passos para não passar aperto no próximo ano é justamente entender o orçamento financeiro pessoal. Ou seja, é preciso saber quais são as receitas que entram todo mês, qual é a fatia do orçamento que já está comprometida com as despesas obrigatórias e que não podem ser deixadas de lado, bem como o que está sobrando. Com isso, é mais fácil manter o controle do próprio dinheiro e evitar fazer novas dívidas.

Dicas para evitar dívidas para o próximo ano

Lista de presentes? Uma dica muito importante para evitar o endividamento é frear os gastos com as comemorações de fim de ano. É uma tradição comprar roupas novas, presentes para amigos e familiares nessa época. No entanto, se esses gastos excedem o real poder de compra, as dívidas estarão presentes no orçamento durante todo o próximo ano.

É preciso fazer uma estimativa dos gastos com impostos como IPTU e IPVA. Esses gastos no início do ano são extremamente importantes e devem fazer parte do planejamento de toda pessoa que tem que lidar com esse tipo de tributação. Não levar em consideração essas despesas pode descontrolar o orçamento logo no início do ano.

Vai receber o 13º salário? Você pode investir esse dinheiro, poupar uma parte dele ou até mesmo usá-lo para quitar dívidas existentes. Essa é uma forma inteligente de usar o dinheiro extra para que o orçamento tenha um pouco mais de folga no ano seguinte.

Poupar dinheiro é essencial. Por isso, quem ainda não tem esse hábito precisa desenvolvê-lo o quanto antes. Separar uma quantia do próprio orçamento e guardá-la todo mês é garantir que nenhum imprevisto descontrole o orçamento. Tendo uma reserva, em caso de emergência, dá para cobrir esse gasto e manter o orçamento equilibrado.

Precisa comprar mesmo? Definir prioridades é uma ótima forma de manter o controle do orçamento e ficar longe das dívidas. Ou seja, é preciso saber exatamente o motivo daquele gasto, se ele é essencial ou não. Isso faz com que a pessoa use cada vez mais de forma inteligente o próprio dinheiro e deixe de lado o hábito de comprar por comprar.

Além disso, vale ressaltar que sempre é preciso ter uma motivação por trás dos novos hábitos financeiros. Dessa forma, uma última dica é definir metas e objetivos que precisam ser alcançados para que eles sirvam de grande motivação para manter as contas em dia, orçamento controlado e uma vida livre de dívidas que destrói todo orçamento.

As dívidas são as principais vilãs para quem está em busca de um orçamento controlado e uma vida financeira mais tranquila. Sendo assim, é preciso entender como elas influenciam no orçamento e como evitar esse tipo de situação. Desenvolver novos hábitos de consumo e formas de lidar com o próprio orçamento é fundamental, mas para isso é necessário foco e força de vontade para começar o próximo ano livre das dívidas e terminar o ano no mesmo cenário.

Comunidade financeira

Bullla é uma comunidade financeira que oferece como principal serviço o empréstimo online entre pessoas. Taxas de juros mais justas, sem burocracia, 100% online e um serviço que é de gente para gente.

Bom Pagador ainda consegue novos empréstimos com taxas de juros ainda mais baixas. Basta ter um perfil cadastrado na plataforma, fazer a solicitação do crédito e aguardar o match do Bom Poupador.

Saiba mais aqui.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.