Com a correria do dia a dia, é comum esquecer de pagar alguma conta na data exata, porém, não deixar as contas em dia pode resultar em consequências desagradáveis, como o nome sujo, por exemplo. Para evitar essa situação, algumas medidas podem ser tomadas. Veja algumas dicas:
Um bom planejamento financeiro começa a partir da organização. Por isso, lembre-se de organizar seus gastos no início do mês, destinar dinheiro aos investimentos corretos e evitar compras por impulso. O pensamento organizado também pode ser um grande aliado para lembrar de gastos fixos que devem ser anotados, sendo uma boa estratégia para o controle financeiro.
Em conjunto com o primeiro tópico, priorizar os gastos será um grande suporte para prever os extratos e auxiliar na poupança. Para isso, basta analisar se os gastos existentes são realmente necessários e avaliar aquilo que pode ser cortado da lista de compras. Assim, o consumo consciente irá evitar que o dinheiro seja destinado a compras secundárias que dificultem os pagamentos fixos e prioritários.
O uso indevido do cartão de crédito é um dos maiores responsáveis pelo gasto excessivo e pela criação de novas dívidas. Nesse sentido, para possuir um cartão de crédito, é importante ter consciência de que seu uso desregrado resulta em prejuízos. Diminuir o uso do cartão e destiná-lo apenas para compras específicas pode ser uma boa alternativa para evitar gastos desnecessários.
Para evitar o desespero de lembrar tarde demais, anotar datas importantes como o vencimento de pagamentos, é uma excelente maneira de se manter em dia com as contas e evitar o nome sujo. Pagar as contas na data correta evitará as pequenas multas e juros sobre o valor do serviço que, apesar de parecerem pequenas, quando acumuladas fazem uma grande diferença. Por isso, separe um dia para anotar ou definir lembretes no celular pontuando as datas exatas para pagar as contas. Dessa forma, ficará mais difícil esquecer os prazos e o controle financeiro se manterá sob controle.
A renegociação muitas vezes pode assustar as pessoas. Isso acontece devido ao estereótipo existente de que a renegociação é sinônimo de mais e mais dívidas. No entanto, o que pouco se pensa nesses casos é que esta prática pode salvar alguém de uma dívida já existente, afinal, a partir dela será possível obter juros mais acessíveis e prestações mais fáceis de pagar. Em conjunto a isso, é importante que seja mantida a consciência sobre a situação da dívida e evitar que surjam outras, pois, assim, é possível preservar o nome limpo.
Pensando em facilitar a vida financeira, o Bullla é uma empresa disposta a facilitar empréstimos online entre pessoas físicas. Funcionando por meio de plataformas digitais, o Bullla possibilita a retomada do controle financeiro de uma forma mais rápida, acessível e segura.
Clique aqui e saiba mais.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.