Manter o controle econômico pode parecer um grande desafio para quem não possui os recursos necessários para assegurá-lo. A ideia de uma organização eficiente pode parecer distante, uma vez que grande parte das pessoas se perde em impulsos e prioridades invertidas, sem ao menos se dar conta de que a falta de atenção para estes aspectos pode resultar em grandes problemas financeiros.
Buscando garantir o controle e conforto sobre a vida econômica, confira nossas dicas para manter a organização financeira:
A organização requer uma visão ampla, que envolve reflexões, planejamentos e direcionamentos. Diante do aspecto financeiro, essa organização será responsável por ordenar, priorizar e destinar os gastos para finalidades específicas. Dessa forma, uma boa organização financeira será aquela que é centrada no essencial, com sinalizações a partir de um modelo que ajude o indivíduo a não se esquecer de datas importantes, gastos fixos e nem se deixe levar por gastos excessivos desnecessários.
Um dos principais inimigos da organização financeira é o atraso. Deixar de pagar as contas em dia pode transformar a vida financeira em uma grande bola de neve. O atraso dos pagamentos pode tornar uma pessoa inadimplente, com seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) restrito. Nessa situação, além de ser impedido de usufruir de determinados recursos bancários, as taxas e juros para quitação de dívidas se tornam ainda maiores, sendo mais difícil para o indivíduo abandonar aquela situação.
Assim, é possível afirmar que manter os pagamentos em dia é um grande sinal de responsabilidade e organização financeira, que possibilitam o aumento de crédito, além de facilitarem a solicitação de possíveis empréstimos, quando for necessário.
De maneira direta, pode-se dizer que a melhor solução é direcionar os gastos, ou seja, reservar uma determinada quantia para finalidades específicas, além de reservar uma parcela para poupar. Ter conhecimento sobre os gastos pessoais é fundamental para garantir o controle econômico. Isso significa que o primeiro passo para elaborar uma organização financeira eficiente é, nada mais nada menos do que dedicar um tempo para anotar e separar os gastos fixos e prioritários dos pessoais e secundários, além de estabelecer uma meta mensal de renda como reserva de segurança para possíveis emergências.
No caso da existência de dívidas e demais pendências, é preciso ordená-las, antes de mais nada, para que seja possível quitar tudo o que ainda estiver em aberto, afinal, para evitar dívidas, é preciso que não sejam acumuladas. No mais, para não depender exclusivamente de anotações físicas que podem ser esquecidas ou perdidas com facilidade, uma boa recomendação é o uso de aplicativos de organização financeira que auxiliem a manutenção do planejamento pessoal econômico de qualquer lugar.
Buscando fornecer auxílio à vida econômica, o Bullla funciona como um sistema de empréstimos online entre pessoas físicas. Sem as burocracias bancárias e com parcelas e juros mais acessíveis, a plataforma promove a retomada do controle financeiro de uma maneira simples e segura.
Saiba mais aqui.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.