Você sabia que a má gestão financeira é um dos principais problemas que resultam na falência de empresas?
Por isso, quanto mais conhecimento você adquirir nesse assunto, menores serão as chances da sua microempresa fechar as portas. A organização financeira é essencial para manter o estabelecimento.
Já imaginou, por exemplo, o seu orçamento pessoal todo bagunçado? Faltando dinheiro para a mensalidade da escola dos filhos, aluguel da casa ou até mesmo para alimentação?
Pois é, o mesmo cenário pode acontecer numa empresa. Se não há organização financeira, é muito provável que não existam recursos suficientes para todas as operações do negócio, resultando em perdas de receitas e, consequentemente, menos lucro para o negócio.
Dessa forma, é fundamental compreender que a organização financeira empresarial é aquilo que trará sustentação para a empresa como um todo. Entendendo as finanças da empresa é mais fácil tomar decisões que vão beneficiar e ajudar no crescimento do estabelecimento.
Muitas despesas desnecessárias estão comprometendo a lucratividade?
Se a parte financeira estiver devidamente organizada você saberá exatamente onde pode reduzir ou cortar custos. Esse é apenas um exemplo da importância da organização financeira da empresa.
Pagar no prazo é um desafio importante quando o assunto é a gestão financeira. Manter as contas em dia é fundamental para que você não passe por problemas futuros, como é o caso das dívidas. Já imaginou um amontado de boletos acumulados, cada um com taxa de juros e multas por atraso? Pois é, no final isso vira aquela famosa bola de neve, não há dinheiro suficiente para pagar as contas e a microempresa acaba fechando as portas de forma precoce.
Por isso, é essencial manter um rígido controle das contas a pagar. Se você sabe exatamente quais são as contas que serão pagas e quanto elas vão consumir das receitas da sua empresa, logo, também sabe quanto vai sobrar para ser reinvestido no negócio, por exemplo. Além disso, pagar em dia ajuda a empresa a conseguir crédito futuramente visando a expansão do negócio.
Outros dois grandes desafios que você terá quando o assunto é a gestão financeira da microempresa são planejamento e controle financeiro. Concorda que não é algo produtivo simplesmente tomar algumas decisões sem sequer fazer o planejamento ou pensar nas consequências dessas ações? Isso pode ser algo fatal dentro de um ambiente de negócios. Portanto, é essencial traçar um planejamento financeiro antes de tomar qualquer decisão. Durante essa etapa de planejamento, o microempreendedor precisa definir todas as metas que devem ser alcançadas, ou seja, é necessário entender quais serão os passos necessários para atingir as metas estipuladas visando o sucesso da empresa.
Com o planejamento pronto, é preciso ter algum tipo de controle, não é mesmo?
Afinal de contas, não é aceitável que os recursos do negócio sejam gastos de forma a atingir os resultados a qualquer custo, não é assim que funciona. É justamente nesse ponto que entra o controle financeiro, pois é por meio dessa ferramenta que serão impostas várias formas de controlar e manter o orçamento da empresa em um cenário realista.
Portanto, é preciso destacar que a falta de planejamento, bem como a má gestão financeira são alguns dos principais vilões que resultam na falência de microempresas. Por isso, quanto mais cedo essas práticas forem inseridas no ambiente de gestão do negócio, maiores as chances de atingir as metas propostas e expandir a empresa cada vez mais.
O Bullla é uma comunidade financeira que possui a missão de conectar pessoas por meio do empréstimo entre pessoas físicas. Serviço 100% online, sem burocracias e totalmente transparente, com baixas taxas de juros.
É dinheiro de gente pra gente, sem bancos ou outras instituições financeiras por trás da operação. No Bullla, quem paga em dia consegue empréstimos futuros com taxas de juros ainda menores.
Para mais informações clique aqui.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.