Controle financeiro é um assunto delicado para a maioria das pessoas. Resistir às tentações de consumo definitivamente não é uma tarefa simples, ainda mais quando as ofertas envolvem promoções, descontos ou até mesmo brindes!
Mas, comprar por impulso pode fazer com que você tenha gastos desnecessários ao adquirir, por exemplo, produtos que não apresentam utilidade alguma e que ficarão eternamente guardados em uma caixa dentro de um armário.
À primeira vista, esse tipo de situação pode parecer algo banal e isolada, mas é importante perceber que as compras por impulso podem comprometer o seu orçamento e causar sérios prejuízos à sua saúde financeira.
E como evitar isso?
A resposta está em duas palavras mágicas: consumo consciente! Além de evitar dívidas, comprar com consciência ajuda a economizar dinheiro e realizar muitos sonhos. Saiba mais a seguir sobre esse assunto tão necessário:
Para conseguir evitar as compras por impulso, é preciso entender o que elas significam, ou seja, porque fazemos isso quase que de modo automático.
Para começo de conversa, duas informações são importantes: a primeira é a de que o consumo é um comportamento, e a segunda refere-se ao fato de que os hábitos de consumo estão diretamente vinculados à busca por sensações de prazer e satisfação.
Você já reparou que, muitas vezes, as compras sem critério acontecem em momentos difíceis, em que estamos atolados de problemas ou com acúmulo de frustrações?
Pois bem, isso acontece porque o ato de comprar libera em nosso organismo um hormônio chamado dopamina, e, logo em seguido um outro, a serotonina. Ambos nos dão aquela sensação de prazer imediato que, porém, passa rápido.
Sendo assim, ao invés de causar satisfação, o comportamento de consumir de modo impulsivo pode aumentar ainda mais a frustração e causar muitas complicações, sobretudo financeiras.
Na contramão das compras por impulso está o consumo consciente. O conceito tem a ver com sustentabilidade ambiental e também com sua saúde financeira, uma vez que um consumo desenfreado pode comprometer tanto os recursos naturais do planeta quanto o seu orçamento.
De uma forma simples, o consumo consciente visa combater o desperdício. Sendo assim, a sua ideia principal é que as pessoas desenvolvam hábitos saudáveis no que diz respeito às compras e ao uso de seu dinheiro.
Em outras palavras, trata-se de refletir sobre a real utilidade dos produtos, buscando não se submeter aos apelos publicitários ou outros fatores externos.
Assim, o consumidor deve tentar, no momento da compra, equalizar a satisfação pessoal e as suas limitações financeiras, bem como, analisar os impactos sociais e ambientais daquilo que adquire e consome.
Os benefícios de se tornar um consumidor responsável e consciente são inúmeros, entre os quais podemos destacar:
Vale dizer que, por mais difícil que pareça, a mudança de comportamento está ancorada em atitudes simples do dia a dia, por exemplo: pesquisar e comparar preços, fazer lista de compras, optar por pagamentos à vista…
Além disso, lembre-se de que planejamento financeiro é o seu melhor aliado. Ele ajuda a controlar as finanças, compreender melhor quais gastos são necessários e quais são supérfluos, traçar metas e poupar dinheiro para aproveitar o melhor da vida!
Para colocar as contas em dia, o Bullla dispõe de empréstimo entre pessoas físicas, com parcelas que cabem em seu orçamento, taxas mais baixas que as do mercado, 100% online e sem burocracia. Crédito justo, humano e sem intermédio de bancos é com o Bullla, uma comunidade financeira de empréstimos, cartões e investimentos!
Clique aqui e saiba mais.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.