Certamente você já ouviu o ditado popular “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Mas por que será que, apesar de ser um conselho tão conhecido, muita gente ainda cai em armadilhas financeiras? A recomendação para se ter cautela pode ser aplicada em várias áreas da vida e nas finanças não é diferente, principalmente quando o assunto é empréstimo. O que vem fácil pode gerar uma enorme dor de cabeça.
Muitas vezes a oportunidade de contratar um empréstimo surge em um momento de necessidade. Uma chamada atrativa, uma imagem bem escolhida e uma abordagem convincente costumam ser tentadoras. Mas é preciso ter cautela antes de adquirir um empréstimo.
É essencial avaliar a real necessidade de se contratar um empréstimo. O objetivo é sanar alguma dívida emergencial? O empréstimo vai solucionar integralmente outros problemas financeiros ou será apenas um alívio imediato no bolso? O dinheiro proveniente do empréstimo é para fazer alguma compra de itens não essenciais? Por fim, como ficará sua situação financeira no mês seguinte, no qual além das contas mensais, ainda terá a parcela do empréstimo a ser paga?
Além de questionar a necessidade de se contratar o empréstimo, há outros aspectos importantes a serem avaliados. Quando a contratação do empréstimo é fácil demais, geralmente costuma omitir informações que mais tarde poderão gerar transtornos na vida do cliente. Taxas de juros elevadas e alto número de parcelas são exemplos de “pegadinhas” que costumam ser omitidas e podem comprometer o planejamento financeiro. Nesse caso, ao invés de ajudar a colocar as finanças em dia, o empréstimo se torna um verdadeiro pesadelo.
Na era digital também é preciso ter atenção aos golpes espalhados pela internet. Fique atento às promessas de empréstimos de valores altos, que fogem da sua capacidade financeira de pagamento. Em casos de golpes, é muito comum que os golpistas solicitem algum valor prévio para liberação do empréstimo. Cuidado! Se você está precisando de empréstimo, certamente não dispõe de recursos para repassar à financeira. Não informe seus dados sem antes conhecer a reputação do agente financeiro.
A pressa para conseguir o empréstimo e usufruir do dinheiro também pode colocar você numa fria. Instituições sérias e responsáveis avaliam o comportamento do cliente, a capacidade de pagamento e apresentam uma proposta adequada ao perfil do solicitante.
Ao contratar um empréstimo fique atento também se as informações estão sendo apresentadas de forma clara e objetiva. A linguagem utilizada precisa ser simples e acessível ao cliente. Você precisa compreender exatamente o que está contratando: valor da operação, quantidade de parcelas, taxa de juros ao mês e os termos da negociação.
Se após passar pelo filtro “necessidade” você chegar à conclusão de que um empréstimo vai ajudar a organizar sua vida financeira, o Bullla tem boas taxas de juros, transparência na contratação e benefícios para quem é bom pagador.
Ele analisa o seu comportamento no mercado e gera uma nota de crédito. Se você paga suas contas em dia, obtém melhor nota e, consequentemente, consegue contratar o empréstimo com excelentes taxas de juros.
Saiba mais aqui.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.