Sem o mínimo de controle financeiro, fica praticamente impossível criar metas e alcançar os objetivos que você tanto deseja. Hoje em dia a grana está curta para a maioria das pessoas. Mas, para a situação não ir ladeira abaixo, é necessário assumir as rédeas das suas finanças. Se você não sabe como elaborar um controle financeiro, confira as dicas abaixo:
Faça uma relação dos seus gastos. Mas por onde começar? Simples. Liste todas as entradas e saídas de dinheiro. Quem faz um controle financeiro é disciplinado e dificilmente gasta mais do que ganha. Se você analisar seu orçamento e descobrir que os gastos são maiores que as entradas, é preciso parar tudo e começar, de fato, um controle financeiro para valer.
Separe os gastos supérfluos dos essenciais
Talvez você não tenha se dado conta do quanto somos capazes de gastar em coisas supérfluas mesmo que nossa renda esteja curta. Mas agora chegou o momento de você separar o supérfluo do essencial. Veja um exemplo:
Cada pessoa sabe a sua necessidade. Por exemplo, se você precisa ir à academia por questões de saúde, este é um gasto essencial. Caso contrário, em um momento de contenção de despesas, é possível também fazer exercícios em casa com auxílio de vídeos na internet. Economize onde você pode. No entanto, se você não pode cortar, pelo menos reduza os gastos.
Definidos seus cortes ou redução de despesas, a meta é seguir à risca o controle financeiro. Que tal estipular valores máximos a serem gastos com cada item? Assim você sabe quanto vai gastar e projetar o que pode sobrar de receita.
Obedecendo a dica acima, chegou o momento de anotar seus gastos. Fica mais fácil saber se os valores máximos a serem gastos estão sendo mesmo obedecidos.
Mas atenção: registre absolutamente tudo. O brigadeiro da confeitaria, a água mineral que você comprou durante sua caminhada, mesmo que os valores sejam pequenos. Se alguma coisa estiver fugindo do seu controle, você logo tomará conhecimento. Enquanto você não tiver um controle financeiro total, o conselho é prosseguir com esse método.
Registre os gastos onde você se sentir mais à vontade. Há vários aplicativos financeiros que podem facilitar sua vida. Planilhas de Excel também são úteis, embora muitas pessoas tenham dificuldade em lidar com esse programa. Há quem prefira um caderninho. Não importa. Use o método que você achar melhor para suas necessidades.
Quem tem o hábito de pesquisar preços antes de comprar economiza bem mais. Os produtos podem variar os valores de uma loja para outra. Hoje em dia nós temos a tecnologia ao nosso lado. Então, nada mais fácil do que pesquisar os preços na internet antes de sair às compras.
O cartão de crédito deve ser utilizado de maneira consciente, sempre tendo cuidado com as compras. Utilizando este benefício de maneira controlada e planejada, é possível pagar a dívida no final do mês. O cartão de crédito não é um dinheiro extra, por isso é preciso prestar atenção para não gastar o que não tem.
Não é fácil fazer compras à vista, mas parcelar, às vezes não é o ideal. A princípio, parece ser bem interessante comprar uma televisão em 24 vezes. Mas você já se deu conta do valor final da compra que você fez? É de assustar! Portanto, evite, na medida do possível, comprar em prestações.
O Bullla é uma fintech atuante no mercado desde 2018 e que vem ajudando muitas pessoas a se organizarem financeiramente. Com soluções práticas e eficientes, o Bullla é totalmente digital, simplificando a vida dos seus clientes. Se você precisa de empréstimos, deseja investir ou simplesmente quer fazer parte de uma comunidade financeira séria e eficiente, venha para o Bullla.
Clique aqui e saiba mais.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.