O mundo digital proporcionou várias mudanças de comportamento na sociedade como um todo. Um exemplo disso é o consumo, pois hoje em dia nem é preciso sair de casa para fazer uma compra. Mas, junto com essa facilidade surgiram alguns problemas, e entre eles aparecem as compras desenfreadas e sem nenhum critério e, como consequência, o arrependimento…
O arrependimento é uma consequência natural, em muitos casos, das compras por impulso, aquelas feitas no calor da emoção, sendo que não havia motivo algum para gastar dinheiro. Esse não é um sentimento isolado e incomum nas pessoas, pois mesmo aquelas que possuem hábitos de consumo desenfreado acabam ficando com a consciência pesada por comprarem algo que nem queriam…
Essa é uma pergunta natural que toda pessoa deve fazer ao ter feito uma compra sem motivo. A boa notícia é que é possível voltar atrás e corrigir esse problema. Além do fato de que existe a possibilidade de fazer a devolução do item adquirido, também é importante lembrar que essa é uma boa hora para fazer uma reflexão a respeito do seu comportamento.
Olhar para trás e entender quais foram os motivos que o levaram a fazer determinada compra é uma saída inteligente para evitar que o problema ocorra novamente. A análise desse comportamento, bem como motivos e gatilhos que antecedem a compra desnecessária, é uma boa forma de não ter que lidar com o arrependimento depois da compra.
O consumidor tem um direito muitas vezes esquecido ou até mesmo desconhecido: devolver um produto ou desistir de um contrato dentro do prazo de 7 dias após a finalização da transação. Esse é o principal aliado do consumidor que se arrependeu de fazer uma compra. Ele se aplica às compras digitais e estabelecido como uma forma de proteger o cidadão da dinâmica do mercado digital, onde diariamente as pessoas são bombardeadas com as mais diversas ofertas, promoções, produtos e serviços.
Refletir na hora da compra é a melhor forma de evitar arrependimento
O simples ato de fazer algumas perguntas e refletir antes de fazer uma compra pode ser algo extremamente útil para evitar arrependimento e endividamentos desnecessários. Abaixo seguem algumas perguntas fundamentais que podem ser respondidas:
Por qual motivo estou fazendo essa compra?
Trata-se de uma necessidade ou um impulso?
Essa é uma compra essencial para o meu bem-estar? Irá agregar algum valor na minha vida?
O item que estou comprando terá uma real utilidade no meu dia a dia, vai tornar a minha vida mais fácil?
Qual será a frequência de uso que terei após fazer essa compra?
Essa compra está de acordo com meu padrão financeiro?
Vale a pena, por exemplo, fazer um longo parcelamento e acumular dívida para fazer essa compra?
Um simples check list com essas perguntas irá ajudar a deixar claro qual a real necessidade, ou não, de fazer aquela compra.
Dessa forma, é possível concluir que o arrependimento ao fazer uma compra é algo natural dado o mercado digital ao qual estamos inseridos hoje em dia. Por isso, fica a cargo de cada pessoa mudar os comportamentos de consumo para não ter que lidar com esse tipo de problema.
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