Ter ou não ter um cartão de crédito é um assunto que divide opiniões há muito tempo. A verdade é que, para além do estigma de vilão ou de mocinho, o cartão é uma ferramenta de crédito facilitada e muito interessante, que merece ser melhor interpretada.
O ponto de virada em relação ao cartão de crédito é o uso consciente, de modo que se possa aproveitar o melhor sem ter que experimentar o pior lado dele. Como tudo na vida e, principalmente, nas finanças, o equilíbrio é a chave para o sucesso nessa empreitada.
Ainda assim, muito se fala sobre o assunto, muitas pessoas aconselham a ter cuidado com o cartão, mas o que é, de fato, o uso consciente do cartão de crédito? Como é que se pode colocar isso em prática no dia a dia? É justamente o que veremos a seguir:
O cartão de crédito deve ser utilizado com cautela, evitando-se o endividamento sem ter que abrir mão do mundo de possibilidades que essa ferramenta oferece para fazer um uso consciente dela. Veja algumas dicas:
Não empreste o cartão de crédito para outras pessoas: esta dica parece óbvia e talvez até seja, mas ela não poderia ficar de fora desta seleção. Sabe aquele parente ou amigo que quer fazer uma compra mais cara, mas não tem crédito para isso, estando, muitas vezes, até com o nome inscrito em órgãos protetores de crédito, como o SPC e o SERASA? Pois é, lembre-se de negar que ele utilize o seu cartão de crédito para tanto. Ainda que, moralmente falando, o dever de pagar seja de quem pediu o cartão emprestado, isso não poderá ser utilizado como argumento em caso de negativação do seu nome se essa compra não for paga. Então, é sempre bom começar evitando que possíveis dores de cabeça e juros compostos tomem conta da sua vida.
Analise a fatura todos os meses: para quem tem o app do cartão instalado no celular, esta tarefa pode ser mais simples, mas nada impede que este exercício seja feito quanto a fatura do mês fechar e o boleto for recebido, seja por e-mail ou pelos correios. É a hora de checar e se lembrar de cada compra, analisando se houve algum excesso e se há o que melhorar para o mês seguinte.
Se utilizar aplicativo do cartão de crédito no celular, ative a opção de notificação sempre que uma nova compra for feita: esta dica é especialmente voltada para quem tem o app do cartão de crédito instalado em seu smartphone. Autorizar que o aplicativo emita uma notificação todas as vezes que o cartão de crédito for utilizado ajuda a acompanhar os gastos em tempo real e até mesmo a identificar alguma eventual fraude que possa estar em andamento.
Mantenha uma planilha de computador, um aplicativo ou mesmo um caderno específico para controlar os gastos: neste ponto, o ideal é que o controle seja feito, independentemente do meio escolhido para isso. Há quem prefira anotar os valores no bom e velho papel e caneta, enquanto algumas pessoas optam por contar com a praticidade de um app ou com uma planilha de computador. Seja como for, é de suma importância que se saiba sobre cada gasto, de modo que o controle seja mantido, evitando-se que a fatura do cartão extrapole o orçamento mensal, causando endividamento.
Além da plataforma transparente e segura de empréstimo entre pessoas físicas, o Bullla também oferece aos clientes o Cartão Bullla, que já conta com mais de 500 mil usuários provenientes de parcerias com 1.200 empresas.
É o cartão de gente para gente que dá até 80% de desconto em medicamentos, não tem anuidade e é descontado direto na folha de pagamento. Tem interesse? Indique para o RH da sua empresa!
Clique aqui e saiba mais.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.