Como utilizar bem o cartão de crédito?

14/07/2021

O cartão de crédito, se mal utilizado, pode se tornar um problemão. Muitas pessoas acabam adquirindo dívidas enormes que comprometem suas vidas financeiras por conta da má utilização desse benefício.

Mas será que o problema é realmente o cartão de crédito, ou será que é a forma que as pessoas o utilizam? Com certeza o problema é o modo de utilização do cartão, não é?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para usar o cartão de crédito de uma forma consciente e conseguir extrair dele todos os benefícios possíveis. Veja:

1) Não atrase o pagamento das faturas

Sabemos que as taxas de juros de cartões de crédito no Brasil são muito elevadas, e quanto maior é o atraso no pagamento das faturas, maior vai ficando o montante a ser pago aos bancos, o que pode transformar a dívida em uma “bola de neve”. Por isso, faça o possível para pagar as faturas em dia para evitar contrair dívidas.

2) Tenha disciplina

Todos os cartões de crédito têm um limite, mas isso não quer dizer que você deva gastar sempre o valor máximo. Para evitar endividamentos, é importante que você jamais permita que os gastos no cartão de crédito se aproximem demais da sua renda mensal.

É recomendável que o limite do seu cartão seja metade, ou até 30% dos seus ganhos mensais, já que os bancos costumam oferecer limites de cartão de crédito bem superiores aos rendimentos dos usuários, e um limite de crédito muito alto nos induz a gastar mais, o que não é bom para quem quer fugir das dívidas.

3) Não tenha muitos cartões de crédito

Atualmente, existem diversas opções de cartões de crédito no mercado, porém não é bom você ter muitos deles. Possuir muitos cartões para não se limitar ao limite de um único cartão bagunça o orçamento se você não souber se organizar.

Quanto mais cartões você tiver, maiores são as chances de perder o controle dos seus gastos, o que pode gerar dívidas desnecessárias. Por isso, é recomendável que você tenha no máximo dois cartões e gaste no máximo 50% da sua renda mensal, ao longo do mês, na soma das duas faturas, para que haja um bom controle das despesas.

4) Usufrua todas as vantagens do seu cartão

Muitos cartões que cobram anuidade oferecem benefícios para os titulares, como milhas aéreas, serviços de assistência de viagem, descontos em parceiros, entre outros. Se esse for o caso do seu cartão, você tem uma boa oportunidade de reverter a cobrança da anuidade em economia e vantagens. Caso o cartão ofereça benefícios e você não os utilize, porém, continua pagando a anuidade, seria mais interessante cancelar esse cartão e optar por um cartão livre de anuidade.

Comunidade financeira

O Meu Cartão Bullla é mais um benefício para a comunidade financeira do Bullla. Saques, transferências, descontos em medicamentos e muito mais!

Saiba mais no site.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.