O que mais endivida os brasileiros, hoje em dia, é o cartão de crédito. Isso acontece por uma série de fatores. Como, o uso desregulado, o atraso das faturas e outros. Por isso, é importante saber quando usar e como usar seu cartão para não criar dívidas.
O primeiro passo é o autocontrole e o uso consciente do cartão de crédito. Já que, ele não faz compras sozinho e, às vezes, as pessoas fazem compras por impulso. O uso adequado do cartão pode vir de muitas formas, como:
São coisas pequenas que a longo prazo vão fazer diferença. Não confiar no limite do cartão e estabelecer um com base na sua renda é muito importante. Já que, isso vai garantir que você possa pagar a fatura. Não emprestar o cartão também evita gastos desnecessários.
O grande inimigo do usuário do cartão de crédito é a fatura. Ela é o quanto você gastou e o quanto você deve. Usar o cartão é como pegar um empréstimo, e você precisa devolver esse dinheiro depois.
A fatura pode também ser muito útil no uso inteligente do cartão. Afinal, ela registra exatamente quanto você já gastou. Isso te ajuda a saber o quanto ainda pode gastar. Também permite você saber se ocorreu alguma cobrança indevida ou fraudulenta.
Diferentes cartões têm diferentes taxas de juro. Os juros são o valor a mais cobrado na fatura pela empresa que emitiu o cartão. Quando você parcela sua fatura, os juros aumentam.
É importante saber a taxa de juros do seu cartão. Principalmente para saber se precisa trocar de cartão. Um cartão com limite maior, mas com juros maiores, podem não ser uma boa ideia para o seu planejamento financeiro.
Uma das vantagens do cartão de crédito é poder comprar parcelado. Quer dizer que você não precisa pagar tudo de uma vez e pode começar a usar algo enquanto paga. Para o comprador isso é ótimo, mas deve-se ficar atento ao parcelamento, se ele é ou não vantagem para o seu bolso.
O melhor momento para comprar parcelado é em uma compra sem juros. Se não, sua dívida aumenta. Também é importante ver se comprar a vista oferece algum tipo de vantagem, como descontos ou ofertas.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.