O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo de empresa mais simples, voltado para os trabalhadores autônomos, criado pela Lei Complementar 128/2008.
Os trabalhadores autônomos que antes não podiam realizar determinados serviços, em virtude da falta do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, podem cadastrar-se como MEI e obter o próprio CNPJ, desde que se enquadrem nos requisitos legais exigidos, tais como: faturamento anual máximo de R$ 81.000,00; não ter outra empresa vinculada em seu nome; não contratar mais de 1 funcionário; exercer alguma das 400 atividades econômicas listadas para o MEI, entre outros.
Outra vantagem, é a possibilidade de contratar empréstimos sendo MEI, e uma das modalidades permitidas que se destaca é o empréstimo entre pessoas físicas. Isso porque, muito embora o Microempreendedor Individual tenha CNPJ, ele não tem personalidade jurídica, ou seja, sua personalidade e patrimônios não se separam da pessoa física titular da empresa. E o empréstimo entre pessoas físicas é ideal para o MEI que precisa aumentar o capital de giro e investir em melhorias no negócio.
Regulado pelo Banco Central, o empréstimo entre pessoas físicas é uma modalidade de crédito simples, rápido e sem burocracia, visto que possibilita a investidores emprestar dinheiro diretamente a outras pessoas, por meio de uma plataforma online.
Por essa modalidade de empréstimo, o investidor, pessoa física que empresta o dinheiro, obtêm o retorno do valor emprestado com juros, ajudando assim, o tomador do empréstimo, por exemplo, uma pessoa física cadastrada como MEI, por meio do capital para investimento em seu negócio.
O empréstimo entre pessoas físicas pode ser feito a partir de pequenos valores, até R$5000,00. Ele conta com taxas e condições de pagamento mais flexíveis, em contrapartida, os prazos são mais curtos. Há de se considerar que o valor liberado para empréstimo estará de acordo com o perfil e capacidade econômica do tomador.
O empréstimo entre pessoas físicas também é visto como uma forma legal e lucrativa de investimento, uma vez que ao emprestar dinheiro ao tomador, o investidor recebe o montante de volta acrescido de juros. Juros esses que, por vezes, são maiores do que os recebidos com investimentos tradicionais em bancos.
Assim como ocorre em qualquer investimento lucrativo, o empréstimo entre pessoas físicas também apresenta riscos para o investidor. O principal é não receber o valor emprestado.
Por esse e outros motivos, é indispensável que antes de realizar o empréstimo entre pessoas físicas, tanto o investidor quanto o tomador busquem por uma plataforma segura e qualificada, capaz de analisar os perfis dos contratantes, identificar bons investidores e pagadores, bem como oferecer ferramentas e suporte para, se necessário, fazer uma cobrança amigável.
Para realizar essa modalidade de empréstimo basta ser pessoa física. Bem assim a pessoa cadastrada como MEI, conforme explicado acima, também está elegível para fazer essa modalidade de empréstimo, pois sua personalidade continua sendo a de pessoa física.
Ainda que se trate de MEI, é importante que o nome da pessoa que deseja ser tomadora do empréstimo entre pessoas físicas esteja “limpo”, ou seja, livre de restrições dos órgãos de proteção de crédito. Portanto, como em qualquer outra modalidade de empréstimo, quanto melhor for o perfil de pagador, maiores são as chances de conseguir empréstimos melhores e, assim, investir na pequena empresa.
O Bullla tornou-se a primeira fintech de empréstimos entre pessoas físicas sem intermediação bancária, autorizada no Brasil e aprovada pelo Banco Central. Destaca-se ainda, por contar com uma plataforma de empréstimos qualificada, segura, bem como por possuir as melhores taxas de juros do mercado.
A comunidade financeira Bullla foi criada em 2018 e desde então segue a ideia de simplificar as transações diretas entre pessoas.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.