Diminuir os gastos variáveis pode ser uma boa opção.
Gastos variáveis são aquelas despesas que mudam de valor todos os meses, por exemplo, delivery de comida, passeios, presentes, gasolina, vestuário, alimentação…
Quando esses valores não são bem administrados, podem arruinar todo o orçamento. Saber controlar esse tipo de consumo é essencial para ter uma vida financeira estável.
Confira algumas dicas para manter o controle e ainda economizar:
Alguns gastos podem ser eliminados ou reduzidos sem causar grande impacto na qualidade de vida. Quem quer economizar deve cortar os excessos desses tipos de consumo. Observe alguns exemplos de gastos, geralmente, não essenciais:
Diminuir esses custos não significa ter uma vida sem lazer, mas apenas adotar novos hábitos mais equilibrados.
Para reduzir essas despesas é necessário identificar todos os gastos desnecessários ou excessivos e, em seguida, tomar uma atitude adequada em relação a eles. Por exemplo:
Cancelar serviços não utilizados: Aulas, procedimentos estéticos, assinaturas de programas de TV, livros, academia, conta de celular, entre outros. Cancele tudo o que é pago, mas inutilizado.
Preferir passeios em lugares que não incentivam o consumo: Um bom exemplo disso são os parques ecológicos e os shoppings. Prefira o parque ecológico, pois é um lugar adequado para a prática de exercícios físicos, caminhadas, piqueniques, brincadeiras ao ar livre com as crianças, enquanto o shopping é um ambiente favorável para compras e esse não é o objetivo.
Receber os amigos em casa: Frequentar bares e restaurantes em todos os encontros com os amigos pode gerar um custo muito alto. Recebê-los em casa pode ser mais econômico e igualmente agradável.
Fazer você mesmo: Cozinhar, limpar a casa, costurar, se maquiar, fazer a unha, escovar o cabelo, lavar o carro, dar banho no cachorro, pintar as paredes, etc.
Não comprar por impulso: Nem tudo o que está em promoção é necessário. Ter uma atitude minimalista é muito bom para o orçamento.
Optar por outras marcas: Escolha aquilo que vai atender a sua necessidade e não se apegue a marcas.
Fazer listas de compras: as listas de compras evitam que coisas desnecessárias sejam adquiridas. Enumere o que realmente é necessário trazer para casa.
É fácil economizar mantendo uma vida sem excessos, equilibrada e consciente. Também vale a pena fazer anotações sobre as despesas – isso revela a realidade da vida financeira.
Práticas como diminuir os passeios em bares, shoppings, restaurantes, tomar banhos rápidos, passar somente roupas imprescindíveis, apagar as luzes quando sair do cômodo, ir a padaria a pé, comprar roupas apenas quando precisar, etc. A junção de todos esses pequenos atos faz muita diferença no orçamento.
O Bullla é uma empresa que usa a tecnologia para facilitar empréstimos entre pessoas físicas. Todo processo é realizado totalmente online e sem intermediação bancária, com foco em diminuir burocracias e oferecer um atendimento prático e confiável.
O Bullla disponibiliza empréstimos a pessoas com restrição no nome, oferece facilidades no parcelamento e possui as melhores taxas do mercado.
Saiba mais aqui.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.