Como lidar com os imprevistos financeiros?

21/03/2022

Certamente, você já passou por um momento da sua vida em que, de repente, as coisas saíram completamente do planejado. Um problema de saúde, um carro quebrado, um problema no encanamento, o desemprego repentino, enfim, imprevistos que acontecem o tempo todo, dos quais ninguém está imune, muito menos o seu bolso.

Por esse motivo, ter uma boa organização financeira é imprescindível para lidar com esses momentos delicados, já que certos imprevistos podem colocar nosso patrimônio em perigo, comprometer a renda e bagunçar todo o planejamento de gastos (por mais organizado que seja).

Mas então, o que fazer no momento em que o inesperado surge? Veja algumas dicas sobre como agir nestas horas e como prevenir que o acaso abale sua organização financeira:

Conte com o imprevisto

Tem um ditado popular que diz: “Espere pelo melhor, mas esteja preparado para o pior” e no que diz respeito ao dinheiro, ele é muito verdadeiro. Uma das melhores maneiras de evitar os danos causados por imprevistos é se antecipar, uma vez que é impossível evitar todos os riscos na vida financeira. Neste caso, é muito importante contar com algumas estratégias, como:

1 – Ter uma reserva de emergência

Quem consegue se organizar e acumular uma reserva monetária, pode considerar usá-la nestes momentos, já que é sempre melhor usar um dinheiro guardado para arcar com determinados custos, do que lidar com o peso de ter que pagar à prazo. Mas antes de usar essa reserva de emergência é preciso tê-la. Considere reservar todo mês um pouco do dinheiro que sobra para possíveis eventos futuros, nunca se sabe quando você vai precisar.

É muito importante que essa reserva seja capaz de cobrir os gastos dos eventuais infortúnios, assim como, possíveis diminuições na renda para que a sua qualidade de vida não seja afetada.

2 – Organizar o orçamento mensal

Uma boa organização financeira passa, necessariamente, pelo conhecimento dos seus gastos e do dinheiro disponível. Para isso, é preciso visualizar o seu orçamento e perceber o que mais consome o seu dinheiro. Busque separar seus gastos em categorias como:

  • Moradia: aluguel, condomínio, IPTU, contas de água, luz, gás.

  • Transporte: gasolina, transporte público, despesas com o carro, aplicativos de carros;

  • Alimentação: compras em supermercados e restaurantes;

  • Saúde: remédios, convênios, consultas;

  • Casa: produtos de limpeza, faxina;

  • Dívidas: juros, cartão de crédito, parcelas em atraso;

  • Serviços: internet, telefone, TV à cabo;

  • Educação: mensalidades, material escolar, cursos;

3 – Manter a calma e buscar ser flexível e criativo

Essa é uma dica muito importante, manter-se calmo frente às adversidades é uma tarefa complicada em qualquer instância da vida e financeiramente não é diferente. Geralmente, o nervosismo nos leva a tomar as piores decisões, analisar o problema racionalmente pode impedir que novos empecilhos surjam.

E, com isso, vale lembrar também, que às vezes a melhor coisa que podemos fazer é nos reorganizar, buscar soluções paralelas e ser flexíveis, por exemplo: se o carro quebrar, reorganize a sua rotina e avalie usar o transporte público; se movimente em direção a formas de complementar a renda caso ela diminua.

A capacidade de manter a calma e de se adaptar frente aos imprevistos, pode fazer com que você passe por eles de uma maneira muito mais tranquila.

Conte com o Bullla

Se você for um bom pagador, considere tomar um empréstimo no Bullla. Mantendo o equilíbrio financeiro, essa pode ser uma ótima alternativa.

Bullla é uma sociedade de empréstimo entre pessoas (SEP) que vem facilitando transações diretas em um ambiente extremamente transparente, sem burocracia e com taxas menores que as praticadas no mercado.

Saiba mais aqui.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.