Quantas vezes já ouvimos falar, em reportagem ou no dia a dia, que algumas nem conseguem dormir com medo de viverem o resto de suas vidas com credores cobrando?
Lidar com dívidas é aplicar as estratégias corretas para pagá-las e, ainda, não ficar no sufoco. Nesse artigo você encontra o conteúdo certo para isso. Confira!
O orçamento é a etapa mais importante do planejamento de contas, pois ao anotar pode-se fazer uma análise de toda a situação financeira. Por isso, é indicado colocar em uma planilha seus gastos e ganhos, no qual, é a melhor solução para quitar suas dívidas no cartão de crédito, pois descobrirá quanto essas contas afetam o seu estado econômico presente e futuro.
Também coloque dentro do seu orçamento o quanto de dinheiro consegue guardar, taxas de juros extras e cortes de gastos.
As contas com taxas de juros altas são as mais caras e é por isso que, ao fazer seu orçamento, coloque-as como prioridade para encerrar o mais rápido possível. Ao pagar contas com juros altos, você tem um alívio no bolso e maior jogo de cintura ao longo do tempo para usar seu dinheiro de maneira cautelosa e inteligente. Além de que, você consegue parcelar suas dívidas com um espaço de tempo maior.
Com um orçamento feito e estipulado o valor da renda que se tem e em quanto tempo consegue pagar, entre em contato com os credores e negocie suas contas mais antigas e caras. Veja as possibilidades, taxas e tempo, mas que correspondam com a sua realidade.
Não faça a negociação com os bancos sem antes saber da sua realidade financeira e se organizar financeiramente, pois pode correr o risco de fazer novos endividamentos e o que quer é se livrar desses atrasos.
Quem poupa sempre tem! Antes de finalizar suas dívidas, faça uma reserva de emergência para casos urgentes, que precisam dispor de uma boa quantidade de dinheiro. Muitas pessoas usam o dinheiro extra guardado para encerrar suas dívidas, pois já tem uma margem de despesas pessoais e emergenciais.
O uso do dinheiro extra deve ser feito com muito cuidado, pois é apenas direcionado a determinada conta. Não retire essa reserva para novos endividamentos e a guarde com foco em pagar suas contas.
Ao decidir quitar suas dívidas, o correto é não fazer novas, que só te levarão a uma nova “bola de neve” de contas a pagar. A educação financeira não é apenas ter responsabilidade pelo que ganha ou perde, mas ter disciplina e foco para conviver com o dinheiro.
Pensando nisso, o BulllaEne e o Descomplica disponibilizaram o curso de educação financeira Organizando meu Dindin, 100% gratuito e online, que conta com 3 módulos que te ajudam a fazer as pazes com o dinheiro. Os materiais extras, as aulas ao vivo e os exercícios são focados para aplicar a realidade de todos para uma melhor organização financeira.
Clique aqui e saiba mais.
Fazer as pazes com o dinheiro pode ser mais fácil com um cartão que te dá diversos benefícios, de forma segura, rápida e prática. Conheça o cartão multibenefício BulllaEne! Com ele você recebe benefícios flexíveis, antecipa o seu salário e quita suas dívidas quando e onde quiser, totalmente digital.
Não perca mais tempo e organize sua vida financeira com BulllaEne. Acesse o site.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.