Como guardar uma graninha no mês para ter uma reserva financeira?

28/02/2023

Possuir um dinheiro reservado é uma forma inteligente de estar um passo à frente dos imprevistos que ocorrem na vida de qualquer pessoa. Por mais que haja um planejamento financeiro, controle dos gastos e demais esforços para manter o orçamento em dia, qualquer problema que não estava previsto pode causar um grande transtorno nas finanças.

Dessa forma, manter uma reserva financeira em dia é importante para que a pessoa possa lidar com situações que não estão dentro do planejamento. Vale reforçar que essas situações são mais comuns do que parecem. Um problema de saúde, por exemplo, pode ser mais que suficiente para consumir parte do orçamento, sendo que este gasto não estava planejado, ou até mesmo o carro quebrar e precisar de um conserto mais complexo e mais caro.

Quando começar uma reserva financeira?

É importante destacar que não existe uma regra clara sobre quando a pessoa deve começar uma reserva financeira. Depende muito da condição de vida de cada um, haja vista que muitos não conseguem nem ao menos terminar o mês com o que recebem. Portanto, a pessoa pode começar a iniciar a reserva financeira quando achar confortável ou apropriado, especialmente quando está começando um planejamento financeiro. Não adianta traçar um plano para controlar as finanças com eficiência se não houver uma estratégia para as situações imprevistas.

Quanto guardar no mês para manter uma boa reserva financeira?

Essa é uma pergunta importante e que qualquer pessoa deveria fazer ao começar a planejar sua reserva financeira. Mas a resposta para essa pergunta não é tão simples, pois tudo varia de acordo com seus objetivos e, claro, dos limites que o orçamento mensal impõe.

O primeiro passo é definir suas metas e o quanto pretende poupar. Seu objetivo pode ser acumular o equivalente a seis meses de despesas fixas, por exemplo. Agora será necessário calcular em quanto tempo se pretende juntar o dinheiro e dividir o valor total pelo total de meses. Mas claro, existem outras formas de calcular o valor a ser poupado, muitas pessoas costumam utilizar a regra dos 10%, ou seja, poupar 10% do que se ganha e colocar esse valor na reserva financeira.

Também é possível criar sua própria regra para poupar dinheiro, de acordo com sua situação financeira. Por exemplo, se a pessoa possui muitas dívidas e precisa quitá-las antes de iniciar a reserva de emergência, será preciso guardar uma quantia pequena de dinheiro. Ao longo da quitação das dívidas, pode-se aumentar os valores que serão guardados mensalmente de forma gradual, até atingir o valor desejado.

A reserva de emergência é um importante instrumento para o planejamento financeiro de qualquer pessoa. É impossível prever o que pode acontecer no curto, médio ou longo prazo. Nesse sentido, dispor de uma reserva que pode ser usada sempre que um gasto não planejado ocorrer é uma forma de manter o orçamento equilibrado, impedindo que as adversidades tenham influência negativa no orçamento.

BulllaEne

O cartão multibenefícios BulllaEne oferece aos colaboradores além dos benefícios de alimentação e refeição que cumprem as leis PAT, benefícios flexíveis como home office, cultura, lazer e muitos outros. E isso não é tudo! Com ele os colaboradores podem solicitar antecipação de salário sem juros e a facilidade limite de crédito parcelado sem análise. Em troca, as empresas podem acessar uma linha de crédito para pagamentos antecipados enquanto otimizam o fluxo de caixa – tudo isso sem nenhum custo.
Clique aqui e conheça mais sobre os benefícios do Cartão BulllaEne.
Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.