Você sabia que é possível emprestar dinheiro para outras pessoas e que esta pode ser uma excelente opção de investimento com retornos mais atrativos do que as tradicionais aplicações disponíveis no mercado?
Empréstimo entre pessoas físicas: conheça a mais nova possibilidade de investimento!
O Banco Central do Brasil (BACEN) regulamentou as Sociedades de Empréstimos entre Pessoas (SEP) através da Resolução nº 4656, de 26 de abril de 2018. SEP são instituições financeiras que fazem a intermediação de operações de empréstimo e financiamento entre pessoas físicas exclusivamente por meio eletrônico. São as conhecidas “fintechs”.
Na prática, significa que o empréstimo entre pessoas físicas, realizado até então na informalidade, foi regulamentado, conferindo mais segurança e transparência à transação.
As fintechs têm o papel de avaliar detalhadamente o perfil de quem pretende tomar um empréstimo e de cadastrar investidores interessados em emprestar dinheiro a juros.
O sistema eletrônico da fintech possibilita o encontro entre pessoas que querem emprestar e pessoas que precisam de crédito, realizando a aproximação entre perfis que sejam compatíveis.
Apesar da segurança e transparência oferecida pelas fintechs, elas não garantem ao investidor o retorno dos recursos emprestados em caso de inadimplência do tomador.
Nesse caso, o que acontece é a expulsão da pessoa inadimplente da plataforma, a negativação do seu nome e a proibição de contrair novos empréstimos. A cobrança judicial fica por conta do investidor.
Apesar da possibilidade de inadimplência que existe neste tipo de transação, o modelo foi idealizado de forma a evitá-la. A ideia é que as Sociedades de Empréstimos entre Pessoas sejam encaradas como uma rede colaborativa, ou seja, um ambiente transparente, seguro e sem burocracias em que é possível tomar empréstimos com taxas mais justas sempre que necessário.
O sistema foi idealizado para privilegiar os bons pagadores, pois à medida que honram os compromissos pontualmente, ganham maior pontuação e passam a acessar quantias maiores e melhores prazos de pagamento.
Com a intermediação das fintechs, o empréstimo entre pessoas físicas se tornou uma opção segura, transparente e justa tanto para quem empresta quanto para quem toma dinheiro emprestado.
É vantajoso para o investidor que se propõe a emprestar, pois a rentabilidade que irá encontrar na operação é maior do que aquela que iria obter em investimentos tradicionais do mercado.
É também benéfico para quem precisa de crédito, pois os juros praticados nos empréstimos entre pessoas físicas são bem menores do que os usualmente praticados pelos bancos e instituições financeiras. O processo também é mais simplificado e transparente, sendo integralmente realizado de forma digital pela plataforma.
Antes da regulamentação, não havia segurança nos empréstimos entre pessoas físicas, que aconteciam na informalidade, muitas vezes à margem da lei.
Hoje, a realidade é outra. Os riscos assumidos por quem empresa, embora existentes como em qualquer outra modalidade de investimento, são atenuados e podem ser mensurados de forma concreta, pois as fintechs analisam detalhadamente o perfil das pessoas que utilizam a plataforma para obter o empréstimo, oferecendo informações que ajudam na tomada da decisão.
Quer investir com boa rentabilidade, de forma segura, por meio de empréstimos para pessoas físicas?
O Bullla é a primeira fintech de empréstimos entre pessoas físicas autorizada no país. Nosso maior objetivo é conectar pessoas, facilitando o encontro entre quem precisa de dinheiro com quem pode e deseja emprestar. Aqui você encontra um ambiente seguro e taxas de retorno acima da média do mercado.
Clique aqui para saber mais.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.