Em algumas ocasiões da vida, pode ser necessário obter um empréstimo. Porém, apesar das novidades no setor das finanças, ainda há quem acredite que solicitar crédito é uma tarefa sempre burocrática e cansativa e acaba deixando esta opção de lado, perdendo a oportunidade de solucionar questões de forma prática e segura.
Sim, hoje em dia é totalmente possível realizar um empréstimo online e sem burocracia. As Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP) são regulamentadas pelo Banco Central do Brasil através da Resolução nº 4.656, de 26 de Abril do ano de 2018, e consistem em fintechs (startups financeiras) que objetivam a realização de transações financeiras (empréstimos e financiamentos) entre pessoas físicas, tudo por meio de uma plataforma digital.
Trata-se da segurança que faltava ao hábito já antigo que as pessoas têm de emprestar dinheiro entre si. As SEP’s puderam começar a operar, de fato, na segunda metade de 2019 e, desde então, vêm ocupando um lugar cada vez maior na área.
São muitas as vantagens do empréstimo entre pessoas físicas. Tem-se abaixo uma lista com algumas delas:
1. Juros mais baixos: os juros praticados dentro do ambiente das plataformas digitais das SEP’s são menores quando comparados às demais modalidades de empréstimo. Isto se deve, principalmente, ao fato de o dinheiro estar sendo emprestado por uma pessoa física para outra pessoa física. Esta vantagem é uma das grandes responsáveis pelo aquecimento das SEP’s no mercado financeiro.
2. Sem burocracia: como já fora dito, todo o procedimento de empréstimo é realizado por meio de uma plataforma virtual, incluindo a análise das documentações necessárias para a aprovação do crédito.
3. Segurança: quando se fala em empréstimos entre pessoas físicas, o fator segurança alcança variáveis que vão da própria regulamentação das SEP’s por parte do Banco Central do Brasil até o cuidado com os dados que são informados pelos envolvidos na proposta de crédito durante a efetivação do empréstimo.
4. Maior acesso a crédito: com a ausência burocracia e com os juros mais baixos, um maior número de pessoas podem solicitar um empréstimo. Trata-se de um verdadeiro movimento de democratização do acesso ao crédito.
5. Menor incidência de inadimplência: com juros menores, também são baixas as ocorrências de inadimplência, já que tanto as parcelas quanto o custo efetivo total (valor final do empréstimo) podem mais facilmente se acomodar no orçamento pessoal ou familiar de cada contratante. Desta forma, o endividamento é evitado e a saúde financeira é mantida.
6. Também é um bom negócio para quem empresta: o empréstimo entre pessoas físicas é capaz de gerar uma taxa de retorno superior a muitas outras opções de investimento para aqueles que possuem quantias sobrando e buscam uma boa oportunidade para investir.
Para quem pretende entrar para o mundo dos empréstimos entre pessoas físicas, o Bullla, como a primeira fintech a atuar nesta área aqui no Brasil, é a melhor opção. Com o Bullla, é possível obter empréstimos de forma totalmente segura e sem burocracia, tudo 100% online, sem sair de casa e ainda garantindo as melhores taxas de juros do mercado. É rápido, prático e seguro.
O crédito é justo, humano e não tem banco. Clique aqui e saiba mais.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.