É fato que as dívidas em excesso reduzem o poder de compra das famílias, prejudicam o planejamento financeiro e diminuem a esperança e a autoestima do indivíduo. Porém, o que pouca gente sabe, é que o acúmulo de dívidas, além de prejudicar a qualidade de vida, também impacta diretamente na produtividade do trabalhador.
O acúmulo de dívidas e a perda do controle financeiro impactam diretamente no foco e desempenho profissional. Veja, a seguir, os principais motivos que levam a essa consequência:
O acúmulo de dívidas causa angústia, preocupação e pessimismo, prejudicando a saúde física, mental e emocional da pessoa. Isso ocorre porque as preocupações vão tomando conta dos pensamentos e, a partir de um certo momento, os problemas de saúde começam a surgir.
É comum que pessoas endividadas passem a apresentar diversas queixas, resultado desse processo gradual de exaustão:
Dificuldades para dormir;
Ansiedade e crises de pânico;
Tensão muscular excessiva e dores generalizadas pelo corpo
Depressão
Gastrite
Baixa na imunidade
Quando a situação não é resolvida e se prolonga pelo tempo, a consequência é a queda drástica da produtividade do trabalhador e, posteriormente, o seu afastamento do trabalho.
As dívidas também podem levar a perda de tempo durante o próprio expediente de trabalho. Isso porque o colaborador, na tentativa de resolver a sua situação, muitas vezes irá precisar se ausentar do seu local de trabalho ou utilizar a estrutura da empresa para buscar soluções, seja por meio de ligações ou mesmo consultas na Internet.
As dívidas acumuladas causam muito estresse e, por essa razão, podem impactar diretamente no relacionamento da pessoa com sua família, amigos e colegas de trabalho, prejudicando bastante a qualidade dessas relações.
Com a disparada da inflação e a crise econômica atual, será crescente o número de trabalhadores endividados. Por isso é importante que as empresas elaborem estratégias de prevenção e auxílio aos seus colaboradores que estejam endividados ou prestes a se endividar para que esse quadro não impacte nos índices de produtividade.
Confira abaixo algumas estratégias que podem ser adotadas:
Desenvolvimento de Programas de Educação Financeira nas empresas, que tenham como objetivo ensinar aos colaboradores ferramentas de administração do orçamento doméstico e consumo consciente.
Soluções de crédito em parceria com instituições financeiras com taxa de juros justa e parcelas que caibam no bolso do trabalhador.
Palestras sobre planejamento financeiro e conscientização sobre o uso responsável do cartão de crédito e do crédito pessoal.
Programas de atendimento e consultoria individualizada para aqueles trabalhadores que se encontram em situação mais crítica e não conseguem mais sair das dívidas sem ajuda.
Programas de assistência e amparo psicológico para aqueles que necessitarem.
O BULLLA é a primeira fintech de empréstimos entre pessoas físicas autorizada a funcionar no país. Sua missão é conectar as pessoas que precisam de dinheiro com quem quer e pode emprestar. Além disso, oferece crédito, por meio de cartão, a trabalhadores que encontram restrições nas instituições financeiras tradicionais.
Se você precisa de empréstimo para quitar suas dívidas e reorganizar o seu orçamento doméstico de forma simples, prática e com taxas de juros justas que cabem no seu bolso ou mesmo se você tem uma empresa e deseja oferecer o cartão BULLLA como benefício aos seus colaboradores, clique aqui e conheça melhor todas as soluções.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.