O mundo corporativo passou por grandes mudanças desde o início da pandemia da COVID-19. Muitas pessoas passaram a trabalhar de casa, ou seja, aquilo que se fazia no ambiente institucional, passou a ser realizado de casa. Mas, algumas questões precisaram ser pensadas, como, por exemplo, o pagamento das contas de luz e internet.
O modelo home office foi implementado para que o contágio do vírus fosse contido. Entretanto, todo esse cenário ocorreu de forma inesperada, sem nenhum tipo de organização prévia. Por isso, as empresas precisaram custear parte dos gastos desse modelo de trabalho.
Mesmo após a pandemia, muitas empresas mantiveram o home office e precisaram aderir ao auxílio aos planos de benefícios. Quer conferir como ele funciona? Continue a leitura do artigo e confira!
O auxílio nada mais é que uma ajuda de custo oferecida aos colaboradores pela empresa. Basicamente ele serve para que os empregados que estejam nessa condição de trabalho – home office – tenham ótimas condições de serviço, semelhantes a como se estivesse no escritório.
O valor, contudo, é disponibilizado para ser usado da forma que o beneficiário achar mais adequado. Todavia, o objetivo deve ser sempre incentivar para que as atividades sejam feitas com proveito.
Apesar de existir o Projeto de Lei 5.341/20 que prevê uma contribuição de 30% dos gastos com internet, energia, softwares e equipamentos de seus prestadores de serviços, a empresa não é obrigada a oferecer o auxílio. Isso por esse custo ser considerado um benefício ou, até mesmo, uma flexibilidade.
Entretanto, conforme o Artigo 457, §2º da CLT, o empregador deve arcar com as despesas relacionadas aos trabalhos ofertados a sua empresa. O importante é que tudo ocorra em acordo e que seja definido em contrato.
Como já mencionado, o valor pago deve ser de 30% dos gastos necessários para a infraestrutura do trabalho remoto, desde que sejam comprovadas as despesas. O auxílio deve ser pago preferencialmente com o salário, mesmo não tendo natureza salarial e nem remuneração.
Diferentemente de outros, esse benefício é decidido pela empresa com uma faixa de R$80 até R$140 por mês. É importante dizer que isso vai variar bastante conforme a empresa e sua localidade.
Agora que você já sabe tudo sobre o auxílio home office, é necessário que você tenha um cartão com diversos benefícios e, é por isso que deve conhecer o BulllaEne: a opção de cartão que te dá ene possibilidades!
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