É um fato que a maioria dos brasileiros não consegue guardar qualquer quantia de seu salário no final do mês, e a maior parcela da população não sabe como ter um controle maior de seus gastos e investimentos. Mas você não precisa viver assim!
A situação financeira é uma das áreas da sua vida que mais devem ter uma atenção especial, pois dela deriva seu próprio sustento e de sua família.
Uma das frases clássicas para gastar o próprio dinheiro de forma pródiga é o: “ninguém sabe o dia de amanhã”.
Sim, é verdade! Porém, não é uma desculpa para jogar fora todo o dinheiro que você recebe de maneira inconsequente. As suas economias de hoje podem te deixar mais confortável no aperto de amanhã.
Hoje em dia, principalmente no período da pandemia, nem um emprego é estável. Hoje, você está empregado e ganhando bem. Amanhã, seu patrão pode te demitir e você fica sem dinheiro para se sustentar ou manter sua família.
Por isso, é preciso viver o hoje com prudência e não aproveitando a vida apenas agora porque não sabe se estará vivo amanhã. É necessário pensar nas dificuldades e no futuro – para evitar dores de cabeça e endividamentos. Veja algumas dicas:
É uma das formas mais seguras para que você tenha controle sobre suas contas. Colocar em um papel ou em um aplicativo todos os seus gastos durante o mês, separando cada área – gastos com contas básicas, como comida, aluguel, energia, água, gás e internet, e gastos supérfluos, como as saídas de fim de semana, crédito do celular, canais por assinatura, streaming, entre outros. Assim, você saberá a quantia que deve reservar para cumprir com todos esses compromissos, e o que deve cortar para dar uma respirada no orçamento.
Você não pode ter segurança financeira se não tem um mínimo de dinheiro para se sustentar – por pelo menos seis meses – sem trabalhar. Os empregos atualmente não são estáveis, e mesmo os cargos públicos correm o risco de perderem a estabilidade. Por isso, para evitar o endividamento em caso de demissão, é preciso garantir a própria sobrevivência por pelo menos um semestre, seja um dinheiro que você possa usar para abrir um negócio ou investir em si mesmo com cursos e outras formas de garantir uma renda para você e sua família.
Guarde 10% da sua renda mensal para montar a sua reserva de emergência.
Nem só de poupar vive o homem, certo? Por isso, se você pensar somente em reduzir gastos e colocar tudo no papel, uma hora não vai aguentar e vai querer jogar tudo para o alto. Pegue, então, uma parte do seu dinheiro para que você gaste com o que quiser: aquele jogo que estava querendo comprar faz tempo, aquela pizza no fim de semana com os amigos, um passeio com a família. Busque um pouco de diversão!
O Bullla nasceu com o objetivo de simplificar a sua vida e te livrar das burocracias dos grandes bancos. Desde 2018 estamos ajudando clientes com serviços de empréstimo para pessoas físicas. Em pouco mais de três anos de funcionamento, já são cerca de 73 mil pessoas cadastradas nas nossas plataformas financeiras. Pessoas satisfeitas e com a vida transformada por uma nova forma de enxergar e lidar com o dinheiro!
Clique aqui e saiba mais.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.