A importância em optar por parcelas que cabem no bolso

25/07/2022

Para quem faz parte do grupo de pessoas que costuma fazer compras e pagar de forma parcelada, é imprescindível estar atento a uma dica que pode até parecer simples, mas não é: as parcelas pactuadas precisam se ajustar ao orçamento financeiro —, em outras palavras, é necessário que elas caibam no bolso. Tomando esse cuidado, é mais fácil fazer aquisições sem isso gerar um descontrole nas finanças e, consequentemente, o endividamento.

COMPRAS PARCELADAS E SEUS IMPACTOS NO ORÇAMENTO FINANCEIRO

Muitas vezes, parcelar uma compra é a solução mais viável e, até mesmo, mais acertada a se fazer. Porém, é imprescindível estar atento para que esse tipo de pagamento facilitado não ultrapasse os limites estabelecidos pelo orçamento financeiro.

Trata-se de um cuidado importante para todos, independentemente do quanto de receita se tenha dentro de um mês, por exemplo. Seja como for, dos menores aos maiores rendimentos, controle financeiro é uma expressão de ordem que deve ser seguida à risca para que a saúde das finanças seja mantida.

Comprar parcelado pode ser muito útil, principalmente quando surge uma necessidade e não se tem o montante relativo ao valor total para dispor no ato da compra, mas também não se pode ignorar que as parcelas impactam o orçamento – de forma fragmentada, um pouco a cada mês, porém, ainda assim, elas impactam.

Por mais que hoje já se fale mais abertamente sobre finanças em canais gratuitos e confiáveis, ainda há quem se descontrole, não percebendo que o excesso de compras parceladas acaba tomando uma parte muito grande do orçamento, causando desequilíbrio. De toda forma, nunca é tarde para aprender e tomar as rédeas das finanças, sejam elas pessoais ou familiares.

Algumas dicas simples são muito eficazes para não perder o controle e manter uma vida financeira saudável, sem deixar de comprar:

  1. Planejar as compras: Comprar não é errado. Comprar à vista ou parcelado é uma decisão que deve ser tomada analisando cada caso. Porém, seja como for, o ideal é que essas compras ocorram de forma planejada, ou seja, que haja uma previsão para elas dentro do orçamento financeiro, para que se evite surpresas desagradáveis. Sendo parcelada, é importante simular o real impacto daquelas parcelas ao longo dos meses, entendendo a viabilidade da compra para se decidir qual é o momento ideal para efetuá-la.

  2. Optar por parcelas que caibam no bolso: Algumas pessoas querem fazer certas compras, mas não gostam de parcelar tanto. É preciso ter em mente que as parcelas a serem pagas devem caber no bolso, respeitando-se sempre o orçamento. Pode ser que parcelar uma compra em mais vezes seja a melhor opção para fazer essa aquisição sem desequilibrar as finanças, principalmente quando o valor do bem é mais alto.

  3. Ter um controle financeiro atualizado: esta dica serve para uma vida financeira melhor, de modo geral. Tendo um controle fácil de ser consultado e entendido, torna-se mais simples planejar as compras e prever o impacto de cada parcela, por exemplo. Há quem prefira o bom e velho método manuscrito, que funciona muito bem, mas também tem quem goste de montar planilhas ou até mesmo de registrar tudo em aplicativos. Seja como for, o importante é que esse controle financeiro exista e seja prático quem vai utilizá-lo.

Comunidade financeira

Bullla é a primeira empresa de tecnologia especializada em tornar o empréstimo entre pessoas físicas mais seguro e simples, sendo mais rentável para quem empresta e oferecendo serviços sem burocracia para quem está precisando de dinheiro.

Bullla facilita o encontro entre o bom pagador e o bom poupador sem haver intervenções bancárias. Mais informações aqui.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.