A importância da educação financeira no dia a dia

24/08/2022

Nos dias atuais, muito se ouve falar em Educação Financeira. Isso acontece porque o cidadão brasileiro tem, cada vez mais, percebido a importância do assunto para ter controle do seu próprio dinheiro.

A educação financeira é muito mais do que um conhecimento teórico, ela é a habilidade que você precisa ter de entender como o dinheiro funciona e, assim, alcançar uma melhor qualidade de vida, sem dívidas e com as finanças em dia.

A seguir estão algumas dicas sobre finanças, que podem ser colocadas em prática no dia a dia e que irão te ajudar a ter um melhor controle sobre o seu dinheiro:

1 – Saiba quanto você ganha e quanto você gasta

Ter o controle de tudo o que você recebe e de todos os seus gastos diários é muito importante. Um simples caderno de anotações ou uma planilha é suficiente para que você anote todos os seus gastos e possa, ao fim do mês, identificar os desperdícios e perceber onde você pode economizar.

Realizar esse controle pode ser o primeiro passo para que você comece a utilizar o dinheiro com mais consciência e responsabilidade, garantindo um futuro melhor e mais tranquilo.

2 – Não guarde. Invista!

A Educação Financeira vai permitir que você utilize melhor o seu dinheiro. Afinal, o segredo não é parar de gastar, e sim, gastar com inteligência.

Gastar com inteligência fará com que o dinheiro comece a sobrar. E o que fazer com esse dinheiro? A resposta é: invista!

Existem diversas opções interessantes de investimento no mercado, portanto é preciso estudar e conhecer quais são os melhores investimentos para você. Além disso, hoje em dia, mesmo com quantias modestas, já é possível começar a investir.

3 – Estabeleça metas

Entenda que investir dinheiro sem um objetivo específico é muito mais difícil. Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo pode te ajudar a encontrar motivação para economizar, já que estará evitando gastos desnecessários em prol de um objetivo que quer muito e que te fará feliz.

Pense no que você gostaria de fazer com o dinheiro que irá poupar. Pensou? Agora essas serão suas metas. Escreva-as em um caderno e adicione um prazo para realizar cada uma delas. Isso te manterá motivado a economizar e ajudará a criar estratégias, sabendo quanto e por quanto tempo precisará poupar para atingir cada objetivo.

4 – Estude

O conhecimento é a maior riqueza que você pode ter, por isso, invista em livros, cursos e palestras sobre Educação Financeira.

É importante ressaltar que, hoje em dia, com a internet, é possível encontrar muito conteúdo gratuito e de qualidade, que possibilita adquirir conhecimento sobre finanças. Aqui mesmo no blog do Bullla você encontra muitas informações e dicas sobre o assunto.

Comunidade financeira

Bullla é uma empresa na qual você pode tanto pegar um empréstimo quanto emprestar seu dinheiro como uma forma de investimento.

O empréstimo entre pessoas é algo novo, e o Bullla tem se destacado no mercado pela praticidade e segurança. A empresa conecta pessoas sem burocracia e com total transparência.

Saiba mais aqui.

Compartilhe:
Política de Privacidade | Bullla

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Bullla coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.